Mafra | Comemoração pública do 6º Aniversário da Escola das Armas [Imagens]

Jornal de Mafra 2019.06.19 17h48m03s 053
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

6º Aniversário da Escola das Armas

 

Esta manhã, perante o habitual desinteresse da população da vila, o Terreiro de D. João V voltou a receber elementos das forças armadas e representantes da autarquia, para a cerimónia da comemoração do 6º Aniversário da Escola das Armas.

A cerimónia foi presidida pelo Chefe Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, tendo contado com a presença do comandante da Escola das armas, Brigadeiro-General José da Silva Rodrigues, do Chefe da Casa Militar do Presidente da República, de militares na reserva ou na reforma, da Presidente da Junta de freguesia de Mafra, Fátima Caracol e de Hélder Silva, Presidente da Câmara Municipal de Mafra e também ele ex-militar.

Depois da cerimónia, que terminou com o tradicional desfile das tropas em parada, as comemorações terminaram no Campo dos Plátanos (picadeiro da Escola das Armas) com a apresentação da já afamada Reprise da Escola de Mafra.

Embora a Escola das Armas não nos tenha enviado nenhuma nota de agenda relativa a esta cerimónia pública (em Mafra, até para elaborarmos a agenda temos de nos socorrer da investigação jornalística) enviou-nos, no entanto, uma nota de imprensa posterior ao evento, onde nos dá conta da forma como decorreu a cerimónia. Nessa nota, refere-se que estas comemorações serão encerradas a 25, com a Jornada da Escola das Armas 2019 (JEA 19).

Para finalizar as comemorações dia festivo da Escola das Armas em 2019, realizar-se-á no dia 25 de junho a Jornada da Escola das Armas 2019 (JEA 19), com o tema – “Tática e Tiro: preparar o combate atual e futuro’”. Nesta Jornada serão apresentados os painéis com os temas: Os Desafios do Ensino da Tática, presente e futuro e O modelo de formação, o Aprontamento de Forças e a experiência no terreno na vertente do tiro individual de armas ligeiras.

 

À margem destas comemorações, assinalamos um fait-divers com significado político. No final das cerimónias, chegou o momento que marca a despedida das entidades, é então que o presidente da Câmara de Mafra refere estar com pressa pois tem um compromisso em Lisboa (tinha o seu motorista à espera), ao que um dos militares presentes atira, “…o Costa anda a apertar consigo, veja lá!”.

 

Leia também