No Concelho de Torres Vedras está tudo a postos para o início da época balnear

Jornal de Mafra 2018.09.14 18h52m17s 010
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

No Concelho de Torres Vedras está tudo a postos para o início da época balnear

 

Inicia-se amanhã a época balnear nas praias do concelho de Torres Vedras.

Uma das novidades deste ano consiste na vigilância através de parapente integrando o projeto “Praia Segura”.
O projeto “Praia Segura” conta, desde 2009, com uma viatura todo-o-terreno e dois nadadores-salvadores que vigiam, durante a época balnear, as praias do concelho. Este ano, o projeto vê os seus meios reforçados por uma equipa de 3 pilotos de parapente, licenciados, e pertencentes à Associação de Parapente Paravoar, que irá sobrevoar diariamente o litoral do concelho.

Por seu lado, a autarquia apostou na formação de nadadores-salvadores que irão “assegurar a vigilância a partir de dia 15” nas praias do concelho.

Está a ser implementado nas praias de Santa Cruz-Centro e da Física, o normativo internacional ISO 13009:2015, que inclui a segurança da água, a limpeza, a infraestrutura, a eliminação de resíduos, o planeamento e a promoção,  sendo estas as primeiras praias em Portugal a ser certificadas com este normativo. A certificação pretenderá “contribuir para a segurança nas praias e sustentabilidade nas mesmas, numa perspetiva de monitorização e melhoria contínua” e resulta de uma candidatura financiada pelo ecoMar.

Nesta nova época balnear irá manter-se o projeto “Coloradd”, projeto pioneiro em Portugal, que pretende auxiliar os daltónicos a identificar as cores devidamente.

A costa do concelho dispõe de 9 praias com o galardão “Praia Acessivel, Praia para Todos!”

Praias do Concelho de Torres Vedras com bandeira azul:
Porto Novo
Santa Rita Norte
Santa Rita Sul
Navio
Mirante- Santa Cruz
Pisão – Santa Cruz
Física – Santa Cruz
Centro – Santa Cruz
Santa Helena
Formosa
Azul

As praias de Santa Rita-Norte, Santa Helena, Mirante e Navio foram distinguidas pelo programa Bandeira Azul, por terem mantido o referido galardão ao longo de 10 anos consecutivos.

Praias distinguidas com Galardão de Qualidade de Ouro:
Amanhã (Santa Cruz)
Azul
Centro (Santa Cruz)
Física (Santa Cruz)
Formosa
Mirante (Santa Cruz)
Navio
Pisão (Santa Cruz)
Porto Novo
Santa Helena
Santa Rita -Norte
Santa Rita -Sul

Até 30 de setembro, o programa “Turismo Seguro” da GNR consistirá em “ações de sensibilização, a que se seguirá o patrulhamento, o que inclui também a vigilância noturna de forma a se evitar desacatos e a fiscalizar o cumprimento dos respetivos horários pelos estabelecimentos de diversão noturna” na zona de Santa Cruz.

Segundo dados revelados por Fernando Barão, comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, “em cada época balnear registam-se 400 a 500 ocorrências na zona costeira do Concelho de Torres Vedras”.

 

Leia também