Hospital de Torres Vedras vai ter hospitalização domiciliária

Hospital Torres Vedras
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) apresentou recentemente a Unidade de Hospitalização Domiciliária (UHD), que será implementada ainda durante o primeiro semestre desse ano.

O projeto irá iniciar-se com duas equipas de Hospitalização Domiciliária, uma a funcionar na Unidade Hospitalar das Caldas da Rainha e outra na Unidade Hospitalar de Torres Vedras.

A unidade de Hospitalização Domiciliária contará com uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, uma assistente técnica, uma gestora, uma assistente social, uma farmacêutica, e uma nutricionista, funcionando todos os dias do ano, durante 24 horas por dia.

Nesta fase inicial, cada equipa irá arrancar com 5 camas, tendo um raio de ação máximo de 30 quilómetros ou 30 minutos de distância, relativamente a cada um dos hospitais.

Na apresentação desta nova Unidade do CHO, a presidente do Conselho de Administração, Elsa Baião, referiu que esta será uma “alternativa ao internamento convencional, ou seja, os doentes numa fase aguda da sua doença ao invés de ficarem internados no hospital, podem optar, de acordo com critérios específicos, por ficarem internados no domicílio, podendo assim ter acesso ao mesmo tipo de cuidados que teriam no internamento convencional. Esta opção só é considerada após o consentimento do doente e da sua família”.

 

Leia também