Carnaval de Torres Vedras | Concurso de Matrafonas e concurso Grupo de Mascarados

Do programa do Carnaval de Torres Vedras 2019 fazem parte os já tradicionais concurso de Matrafonas e o concurso de Grupo de Mascarados.

As Matrafonas são um dos símbolos do Carnaval mais português de Portugal e surgiram por volta de 1926. Os grupos de matrafonas “mais não eram do que indivíduos que vestiam um fato de mulher – mas que não ficava bem a senhora nenhuma, procuravam era vestir um fato que lhes ficasse horrivelmente mal e feio”.
As matrafonas demonstram a “capacidade de renovação assegurando a fidelidade à tradição” e “ora satirizam alguns dos toques femininos mais vulgarizados, ora dão uma visão da mulher, nem sempre inocente e nunca isenta, na ótica masculina”.
No Concurso de Matrafonas deste ano, agendado para 2ª feira às 23h00, são esperadas cerca de 40 concorrentes.

 

Os grupos a concurso, no concurso grupos de mascarados 2019, tem de ter um mínimo de 25 elementos e as máscaras deverão ter em conta a tradição do Carnaval de Torres Vedras, nomeadamente: a originalidade, o tema do Carnaval “Made in Portugal” e a crítica social, a ironia e o humor.
Este ano 40 grupos e cerca de 2100 figurantes desfilam à procura de alcançar um dos 7 prémios “em jogo”( 3 Prémios do Público, 3 Prémios  dos Grupos e 1 Prémio da Real Confraria)
O Concurso de Grupos de Mascarados, esta marcado para sábado, a partir das 21h00.

 

No ano passado os vencedores foram as “Suadas e Safadas”  com o Prémio da Real Confraria 2018 e a Matrafona vencedora foi a “Xanica”.

Dia 2 de março
21h00 – Concurso de Grupos de Mascarados

Dia 4 de março
23h00 – Concurso de Matrafonas

 

Siga-nos nas redes sociais

Artigos Relacionados