Mafra | 10 sinos removidos hoje da Torre Sul do Palácio Nacional de Mafra [Vídeo]

Jornal de Mafra 2019.02.13 13h43m31s 003
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Em outubro de 2018, no quadro da reabilitação dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra, a vila de Mafra assistiu à remoção de 7 sinos da Torre Norte. Está manhã chegou a vez dos sinos do Carrilhão da Torre Sul serem removidos para serem sujeitos a restauro.

O Jornal de Mafra esteve à conversa com o engenheiro Filipe Ferreira, responsável da empresa de Braga que está a realizar esta obra de restauro,  ficámos então a saber que iriam ser retirados 10 sinos da Torre Sul, tendo o mais pesado cerca de dez toneladas e o mais “leve” 2 toneladas.

Jornal de Mafra 2019.02.13 15h40m22s 005

Quisemos então saber como estavam a decorrer as obras na Torre Norte. Assim, prevê-se que nas próximas duas semanas a estrutura de madeira, que foi já restaurada em Braga, possa começar já a ser instalada. Depois de instalados os cabeções e a restante estrutura em madeira, chegará a vez dos sinos, prevendo-se que, na torre Norte, possam ficar todos instalados até meio do ano.

A Torre Sul, que hoje viu os alguns dos seus sinos retirados, deverá estar concluída, dentro do prazo, ou seja, até ao final do ano.

Por outro lado, os relógios das torres sineiras do Palácio Nacional de Mafra estão a ser alvo de um trabalho de restauro a cargo do técnico da empresa francesa subcontratada pela AOF para o restauro dos mesmos. Este restauro específico, poderá vir a ser alvo da publicação de um trabalho científico da especialidade, o que, a acontecer, poderá levar o mecanismo dos relógios do Palácio Nacional de Mafra a ser conhecido internacionalmente.

[Este artigo foi editado a 14-02-19]

Leia também