Torres Vedras | Três detidos por pesca ilegal do meixão

gnr
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Ontem, no âmbito de uma ação de fiscalização à captura ilegal de meixão, o Subdestacamento de Controlo Costeiro de Peniche, deteve 3 indivíduos, com idades entre os 36 e os 51 anos, por pesca ilegal de meixão, em Torres Vedras.
Foram apreendidas 400 gramas de meixão cujo valor final no mercado (países Europeus e Asiáticos) seria de cerca de 3 mil euros.
Como ainda se encontrava vivo, o meixão apreendido, foi devolvido ao seu habitat natural.
O três homens detidos foram constituídos arguidos e ficaram sujeitos à medida de coação de termo de identidade e residência.


A enguia-europeia (anguilla anguilla), que na sua fase larvar é vulgarmente conhecida por meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução no número de efetivos devido à pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie.

Em Portugal, a captura desta espécie só é permitida no rio Minho, a pescadores devidamente autorizados, ocorrendo em período sazonal, sendo que a detenção e comercialização desta espécie dependem de certificado comunitário, emitido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas.

 

Leia também