12 de novembro | Dia Mundial da Pneumonia

Jornal de Mafra 2018.11.12 15h22m13s 002
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

A pneumonia, como é atualmente descrita, foi descoberta em 1881 pelo microbiologista francês Louis Pasteur em parceria com o americano George Sternberg.

A doença, que afeta pulmões, é causada por vários microrganismos, como vírus, bactérias e fungos. A comemoração deste dia ocorreu inicialmente em 2009, com o objetivo de consciencializar a população e estimular a adoção de políticas de combate à doença.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a pneumonia mata cerca de três milhões de pessoas por ano, das quais mais de 400 mil são crianças. Em Portugal, segundo o Programa Nacional para as Doenças Respiratórias, as pneumonias são a principal causa de mortalidade respiratória em Portugal Continental. A doença mata 161 pessoas, em média, por semana, no nosso Pais.

A doença é mais frequente em idosos e crianças, mas atinge outros grupos de risco, como doentes crónicos (com doença pulmonar obstrutiva crónica, diabetes, infeção VIH, insuficiência renal, imunodepressão), fumadores, alcoólicos e toxicodependentes.

Fique atento a estes sintomas:

– fortes dores no tórax
– expetoração com secreção amarela e algumas vezes com sangue
– falta de ar
– febre alta, acima de 38 graus
– tosse forte, durante mais de 5 dias

A vacinação antipneumocócica é a melhor forma de prevenção e pode ser feita em qualquer altura do ano.

Leia também