Lisboa celebra Dia Mundial da Doença de Alzheimer com caminhada solidária

alzm
[sg_popup id=”24045″ event=”onLoad”][/sg_popup]

Assinala-se hoje o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Lisboa vai receber a iniciativa “Passeio da Memória”, uma caminhada solidária organizada pela Alzheimer Portugal.

Esta caminhada está inserida nas comemorações do 30º aniversário da Alzheimer Portugal e tem como “principais objetivos informar e consciencializar a população para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.”

 

Data: 21 de Setembro
Hora: 18h00
Local: Lisboa, Parque das Nações – junto à Pala do Pavilhão de Portugal

Distancia: 5 Km
A caminhada decorrerá pela zona ribeirinha do Parque das Nações Norte.

O presidente da Alzheimer Portugal, José Carreira, “qualquer pessoa pode participar no “Passeio da Memória”, desde que reúna condições de saúde para a prática deste tipo de atividade. Para isso, poderão inscrever-se no próprio dia no local da ação. A cada inscrição está associado um donativo mínimo de 5 euros por participante.”

 

alz

Sabia que ninguém está imune à Doença de Alzheimer?

A idade é o principal factor de risco. Quanto a este nada podemos fazer. Mas existem formas de reduzir o risco de vir a desenvolver demência.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões.

A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência.

Em Portugal, não existindo até à data um estudo epidemiológico que retrate a real situação do problema, apenas se podem ter como referência os dados da Alzheimer Europe que apontam para cerca de 182 mil pessoas com demência.

7 Dicas para Reduzir o Risco de Desenvolver Demência:

  1. Lembre-se do seu Cérebro – Mantenha o cérebro activo
  2. Lembre-se da sua alimentação – Tenha uma alimentação saudável
  3. Lembre-se do seu corpo – Pratique exercício físico
  4. Lembre-se da sua saúde – Faça check-ups regularmente
  5. Lembre-se da sua vida social – Participe em actividades sociais
  6. Lembre-se dos seus hábitos – Não fume, beba com moderação e durma bem
  7. Lembre-se da sua cabeça – Proteja a sua cabeça de lesões

Um cérebro saudável é importante em muitos aspectos da sua vida: os seus pensamentos, sentimentos e lembranças, a sua família, etc.

Não se sabe ainda como se pode prevenir ou curar a demência, mas existem muitas coisas que se pode fazer para manter o cérebro saudável com o avançar da idade. Ao adoptar estas 7 dicas, estará a dar um grande passo para reduzir o risco de desenvolver Doença de Alzheimer.

Infelizmente, os grandes factores de risco para a demência – a idade e os genes – não são possíveis de controlar. Por isso mesmo, é importante fazer o que está ao nosso alcance: adoptar um estilo de vida saudável e alterar os nossos hábitos.

[Dados da Alzheimer Portugal]

Leia também