PAN || Queixas sobre Recolha de Lixo da Feira da Malveira [Vídeo]

JM2018.07.12 13h28m51s 004

O PAN Mafra (PAN-Pessoas-Animais-Natureza) dirigiu uma pergunta à Câmara Municipal de Mafra, relativa à recolha do lixo da feira da Malveira.

“Temos recebido inúmeros contactos relativos à feira da Malveira, nomeadamente sobre o lixo que provoca e que se dispersa por ação do vento e outros elementos. Esta dispersão conduzirá muitos deste lixo para o mar, rios, poluindo o meio ambiente. Cidadãos queixam-se de plástico nas suas varandas e de como as equipas de limpeza não são imediatas e pouco eficazes, sobrando muito lixo. As mensagens são de desagrado e manifesta vontade que a feira deixe de existir.”

Aquele partido político fez acompanhar esta pergunta, por algumas imagens colhidas por um residente do largo da feira, na Malveira, nomeadamente, deste vídeo.

Prossegue o PAN Mafra, “consideramos que há que apostar na prevenção e numa adequada limpeza que ocorra logo após a feira. É importante sensibilizar, educar e responsabilizar os feirantes e tod@s os que frequentam a feira. Seria também importante reflectir sobre uma melhor organização do espaço.”

Respondeu a Câmara Municipal de Mafra, através da Diretora do Departamento de Administração Geral e Finanças, Ana Viana, nos seguintes termos: “[…] a limpeza e a manutenção do espaço das feiras está de acordo com o Acordo de execução celebrado entre o Município e a Freguesia, acometida à União de Freguesias de Malveira e S. Miguel de Alcainça, que prestou os esclarecimentos que se anexam“.

Remetida a resposta, por fim, para a União de Freguesias de Malveira e São Miguel de Alcainça, esta respondeu, nestes termos, pela pena do seu Presidente, Vítor Gomes:

“[…] cumpre-nos informar que tem esta União de Freguesias envidado todos os esforços no sentido de uma maior eficácia na limpeza do Largo da Feira, mormente em todas as quintas-feiras, dia em que se realiza a Feira Tradicional da Malveira.

Com esse objetivo, foi implementado desde o início do presente ano um novo plano de ação no que concerne à limpeza do espaço em causa, o qual se traduz na recolha, pelos colaboradores desta União de Freguesias, do lixo que se vai produzindo, simultaneamente com o decorrer da feira, modelo que se tem revelado eficaz, pois não permite a acumulação generalizada de lixo no espaço em causa. Contudo, em virtude da Feira se estender para o período da tarde, tal dificulta a recolha total do lixo produzido nesse mesmo dia, muitas vezes numa tarefa que podemos classificar quase de hercúlea , em virtude do forte vento que se faz sentir e que origina a sua dispersão contínua. Apesar de tudo, raras têm sido as vezes em que o espaço da Feira apresenta algum lixo no dia seguinte, tal tem sido o empenhamento dos colaboradores da União de Freguesias.

Na certeza de que tudo continuaremos a fazer de modo a irmos de encontro aos padrões exigíveis ao nível da qualidade do meio ambiente, desde já nos disponibilizamos para qualquer esclarecimento adicional que julgue por conveniente.

(Sublinhados da responsabilidade da redacção do JM)

 

A feira da Malveira é um dos ex-libris do concelho, realizando-se há muitas dezenas de anos, ou seja, há tempo mais do que suficiente, para que este tipo de problemas estivesse resolvido de uma forma cabal, tecnologicamente adequada e respeitando todas as exigências da saúde pública e da protecção do ambiente. No entanto, neste canto da Europa e neste canto deste canto da Europa, este tipo de problemas vão subsistindo.

Leia também

One Thought to “PAN || Queixas sobre Recolha de Lixo da Feira da Malveira [Vídeo]”

  1. Lurdes Lourenço

    Isto é demais, o senhor da Pan vem morar para a Malveira e está sempre a deitar abaixo, mas não se coíbe de passear os seu muitos cachorros no Largo da Feira, apanha os cócós, mas os xixis ficam lá, não é? Todos temos telhados de vidro! A resposta dos responsáveis foi a verdadeira! A limpeza está muito melhor! PAREM DE DEITAR ABAIXO QUEM ESTÁ A DAR O SEU MELHOR!

Comments are closed.