Tomada de posse do Comandante da Escola das Armas [Imagens]

Jornal de Mafra 2018.07.06 12h40m49s 023

Tomou posse esta manhã o Coronel Tirocinado de Artilharia José da Silva Rodrigues, novo Comandante da Escola das Armas.

O novo comandante referiu no seu discurso que “Embora seja um lugar comum dizer que é uma honra e um privilégio assumir tão relevante cargo numa escola (…) digo-vos com humildade e convicção que é de facto para mim uma honra e um privilegio. O meu comprometimento e disponibilidade para a função é total, o que certamente, com o contributo individual e colectivo de todos e de cada um per si levaremos por diante o cumprimento desta missão”.

A cerimónia foi presidida pelo Director de Formação, Major-General Jorge Manuel Lopes Nunes dos Reis e contou com a presença do Director do Palácio Nacional de Mafra, do Comandante do Destacamento Territorial da GNR de Mafra, de representantes da câmara municipal e da junta de freguesia de Mafra, do vice-presidente do grupo de oficiais de Mafra, do vice-presidente do núcleo de Mafra da Liga dos Combatentes e ainda de muitos oficiais, sargentos, praças e colaboradores civis da Escola das Armas.

“Homens e mulheres da Escola das armas sois vós que tem dado corpo à continuidade do crescimento e maturação desta escola. (…) Os desafios têm sido múltiplos e diversificados e estou certo que estão prontos para iniciarmos mais uma etapa nesta caminhada que se pretende dinâmica e evolutiva. E é neste caminho de construção e afirmação do saber que deixo uma palavra de sentido reconhecimento a todos os que me antecederam, em particular ao Exmo. Brigadeiro-General Ormonde Mendes e que nas mais variadas circunstâncias e em todas as situações colocaram as suas competências ao serviço do exército.” [José da Silva Rodrigues, Comandante da Escola das Armas]

Por sua vez, o Diretor de Formação, Major-General Jorge Manuel Lopes Nunes dos Reis, referindo-se ao novo comandante, referiu que “(….) as suas qualidades de comando e liderança, o seu mérito, a sua preserverança e trabalho e os excelentes resultados que sempre alcançou mereceram a sua nomeação por escolha para comandante desta unidade. Ser comandante desta escola é uma honra, um privilégio e um dever. (…)  meu coronel, o comando da escola está agora nas suas mãos, Comande-a! (…)”

 

Curriculum do novo Comandante da Escola das Armas

Ingressou na Academia Militar em 1980 e concluiu a licenciatura em ciências Militares, Curso de Artilharia em 1985, tendo sido promovido ao actual posto em 30 de Julho de 2007.
No inicio da sua carreira serviu na escola pratica de artilharia, sendo depois colocado no Instituto Geográfico do Exercito, frequentando a licenciatura em engenharia geográfica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Foi professor na Academia Militar e assistente externo convidado na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Representou o exército em diversos grupos de trabalho e em variados projectos nacionais e internacionais. Entre 2008 e 2011 comandou o Regimento de Artilharia nº4 em Leiria. Em 2011 foi colocado na chefia de inspecção do comando da logística, e posteriormente, assumiu as funções de chefe de estado maior do comando da logística.
No ano lectivo 2013/2014 frequentou no IESL o curso de promoção a oficial general.

Entre Setembro de 2014 e Maio de 2018 exerceu as funções de director do centro de informação geoespacial do exercito.
Actualmente estava colocado na Inspeção Geral do Exército.

Possui outros cursos académicos, uma pós graduação e um mestrado, e duas especializações, uma delas na Agência Espacial Europeia e outra na NASA ,na universidade de Los Angeles.

Constam da sua folha de serviço vários louvores e condecorações e dois prémios académico-científicos.

 

 

 

Leia também