Mafra || Conferência – Saúde Mental em Mafra

Jornal de Mafra 2018.05.25 18h14m54s 017

No âmbito de um ciclo de conferências denominado “Socialmafra”, teve ontem lugar, no edifício da Loja do Cidadão, um grupo de painéis subordinados ao tema “Saúda Mental: para todos, para toda a vida”, uma designação de tal modo abrangente, que se coaduna mal com o cunho cientifico destes painéis.

O Jornal de Mafra destaca uma actividade e um painel, dos 7 que constituíram esta conferência.

O grupo de Teatro Terapêutico do Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa (CHPL) apresentou um texto a várias vozes, com guião feito a partir dos textos produzidos por cada um dos doentes/actores envolvidos na apresentação. Este grupo é constituído por doentes assistidos no CHPL, está integrado nas actividades terapêuticas do centro e o grupo de teatro existe já há 50 anos, o que é verdadeiramente notável.

O último painel consistiu numa apresentação da Professora Mª João Avelino, médica psiquiatra e coordenadora do M.E.S.M.O. (Mafra Espaço de Saúde Mental e Ocupacional) com quem o Jornal de Mafra mantém uma parceria.

Este espaço (resultado da colaboração entre o CHPL, o agrupamento de centros de saúde de Mafra e a Câmara de Mafra) está ao serviço da comunidade há 3 anos e tem por objecto sinalizar e acompanhar nas suas várias valências (médica, psicológica, terapêutica ocupacional e medicamentosa, de enfermagem e de acção social) os residentes  do concelho e respectivas famílias, que apresentam doenças psiquiátricas relevantes.

Com 7 psiquiatras, 2 psicólogas, 1 enfermeiro especialista, 1 terapeuta ocupacional, 1 assistente social e 1 funcionária administrativa, este serviço desenvolve um trabalho de relevância no concelho.

Fica aqui o apontamento de reportagem, o desenvolvimento caberá à Professora Mª João Avelino, no próximo artigo a publicar no Jornal de Mafra.

 

Leia também