GNR de Mafra detém homem por burla a idoso

Ashampoo Snap 2017.08.28 15h42m47s 015

O Destacamento Territorial da GNR de Mafra deteve “um homem de 40 anos, por burla a um idoso“.

Após denúncia, por parte da vítima, um idoso de 80 anos, a GNR desenvolveu diligências que possibilitaram a detenção do suspeito que foi detido “flagrante delito, durante a consumação do mesmo ilícito”.

O modus operandis do burlão era selecionar “vítimas que tinham imóveis à venda, às quais oferecia um valor superior ao preço estabelecido por estas, como modo de se mostrar interessado em fazer negócio. As vítimas eram aliciadas com malas cheias de maços de papel, que se transformariam em notas, após a aplicação de um reagente, sendo que em cada maço existia uma nota verdadeira, por forma a dar credibilidade ao esquema. O suspeito justificava a dissimulação do dinheiro, pelo facto de ser proveniente de países africanos onde não era possível realizar transferências.

A vítima, atraída pela entrega de mais malas com dinheiro, pagou uma quantia de 21 mil euros, como garantia de não venda do terreno até à realização do negócio, que supostamente aconteceria quando o comprador tivesse a totalidade do dinheiro proveniente de África.”

Os factos ocorreram em Cabeço de Montachique e a tendo sido apreendidos vários artigos usados na prática do crime, nomeadamente:

Jornal de Mafra 2018.05.11 13h09m30s 001

 

Uma impressora;
Um computador;
Uma mala com maços de papel impresso;
Dois telemóveis;
157 euros;
Líquidos reagentes de papel;
Diversa documentação relacionada com o ilícito.

 

Depois de presente a Tribunal o detido ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva.

 

 

Leia também