Município de Sintra investe na protecção da Serra de Sintra

sintra2

Jornal de Mafra 2018.04.19 12h50m32s 003 PP

O Município de Sintra “considera prioritário a existência de um dispositivo operacional na época estival que assegure uma melhor prevenção de fogos florestais da Serra de Sintra, incluindo a sua vigilância, defesa contra incêndios e primeira intervenção”.

Basílio Horta levou à última reunião de Câmara, dia 24 de Abril, a proposta para a celebração de protocolos de colaboração com a Parques de Sintra Monte da Lua (PSML) e as Associações de Bombeiros de Almoçageme, Colares, São Pedro de Sintra e Sintra com vista a reforçar a proteção da Serra de Sintra.

As propostas das minutas dos protocolos e da verba a investir foram aprovadas por unanimidade.

O protocolo com a PSML “visa a criação e funcionamento de um Sistema de Comando de Prevenção na Serra de Sintra para 2018. O Município e a PSML comprometem-se a garantir os meios financeiros destinados à comparticipação nos custos dos recursos humanos e materiais que integram o comando permanente de operações”.

Em relação às Associações de Bombeiros o protocolo “visa a criação e funcionamento de um Sistema Operacional de Vigilância e Primeira Intervenção quanto a fogos florestais na Serra de Sintra”.

A “comparticipação nos custos inerentes aos recursos humanos e materiais que integram o sistema” ficam assegurados pelo Município de Sintra e pela PSML, 20 mil euros e 50 mil euros, respectivamente.

Os protocolos vão ser assinados amanhã nos Paços do Concelho

 

Data: 30 de Abril
Hora: 12h00
Local: Sintra, Paços do Concelho

 

Leia também