Mafra | APERCIM vai construir um novo Lar Residencial

Jornal de Mafra 2017.11.23 15h15m58s 005

Tal como o Jornal de Mafra já tinha avançado, a APERCIM vai construir um novo Lar Residencial, no âmbito do seu Projeto “Um Novo Lar para a Autonomia”.

Apercim2

O projecto inicial desta associação contemplava a “construção de 3 edifícios destinados a Lar Residencial, com 16 vagas cada”, num terreno cedido pela Câmara Municipal de Mafra, no entanto, as obras que se iniciam agora em Janeiro destinam-se apenas à construção  de um edifício, segundo a APERCIM, por falta de “financiamento estatal ou comunitário”.

Apercim1

 

 

O novo edifício localizar-se-á num “terreno anexo à APERCIM e à Escola EB2/3 de Mafra, próximo do novo Centro de Saúde, também em construção.”

 

 

 

A obra, com duração prevista de 10 meses, orçada em 545.701,68€ será “efetuada com recurso a fundos próprios da instituição, contando com o apoio da Fundação EDP ( 70.000,00€ ), no âmbito do programa EDP Solidária- Inclusão Social 2017”.

A APERCIM refere que “Este Novo Lar procurará assegurar o desenvolvimento das competências dos residentes com deficiência intelectual ou motora, numa perspetiva de trabalho para a autonomia. Torna-se, portanto, necessário que esteja equipado com os recursos materiais que permitam o desenvolvimento de planos individuais com vista à autonomia num contexto que diminua a carga institucional e que promova o ambiente familiar. Procurar-se-á ainda que estes ganhos em termos de autonomia culminem com a inclusão na comunidade nas vertentes laboral e residencial.”

 

Leia também