Cinema | Estreias da Semana – 12 de Outubro 2017

cinema

 

A Febre das Tulipas

Título original: Tulip Fever
De: Justin Chadwick
Com: Alicia Vikander, Dane DeHaan, Jack O’Connell
Género: Drama, Romance
Outros dados: EUA/GB, 2017, Cores, 107 min

Amesterdão, século XVII. Uma jovem rapariga órfã chamada Sophia é forçada a casar-se com Cornelis Sandvoort, um poderoso mercador, num “negócio” infeliz, mas que a salva da pobreza. Depois do seu marido encomendar um retrato, Sophia inicia um caso tórrido com o pintor Jan Van Loos, um jovem artista sem posses. Decididos a escapar ao controlo do mercador, os amantes arriscam tudo o que têm no frenético comércio de tulipas, na esperança que o bolbo certo lhes possa valer uma fortuna e comprar-lhes a liberdade.

 

A Floresta das Almas Perdidas

Título original: A Floresta das Almas Perdidas
De: José Pedro Lopes
Com: Daniela Love, Jorge Mota, Lígia Roque
Género: Drama
Classificação: M/16
Outros dados: POR, 2017, Preto e Branco, 71 min

Numa floresta densa e remota, o local mais popular para a prática do suicídio em Portugal, dois estranhos conhecem-se. Ele é um pai de família à procura do local onde a sua filha morreu. Ela é uma jovem com uma paixão pela morte. Mas um deles não é quem diz ser.

 

Alguém Como Eu

Título original: Alguém Como Eu
De: Leonel Vieira
Com: Paolla Oliveira, Ricardo Pereira, Irene Ravache
Outros dados: POR/BRA, 2017, Cores

Helena, uma jovem mulher de 30 anos, toma uma decisão que mudará o resto da sua vida: viver em Lisboa, ser solteira, independente e indisponível. Mas como todos nós, Helena não controla o destino e dá de caras com o homem da sua vida. Aquilo que parecia ser um ano longe de aventuras amorosas e, apenas, de puro enriquecimento pessoal, transforma-se num louco e imprevisível teste à inteligência emocional. O maior problema é quando Helena pede a Deus uma preciosa ajuda: ela só queria um homem mais parecido com ela. Isso passa a ser uma combinação de duas coisas: um homem e uma mulher. Será que Helena está preparada para uma relação a três?

 

Feliz Dia Para Morrer

Título original: Happy Death Day
De: Christopher Landon
Com: Jessica Rothe, Israel Broussard, Ruby Modine, Rachel Matthews
Género: Terror
Outros dados: EUA, 2017, Cores

Uma jovem estudante revive incessantemente o dia do seu assassinato, com todos os excepcionais detalhes e aterrorizante final, até conseguir descobrir a identidade do assassino.

 

Lumière!

Título original: Lumière!
De: Thierry Frémaux
Género: Documentário
Outros dados: FRA, 2016, Cores, 90 min

Em 1895, Louis e August Lumière inventam o cinematógrafo e filmam alguns dos primeiros filmes na história do cinema. Com a descoberta da mise-en-scène, dos travellings e ainda dos efeitos especiais e remakes, também inventaram o cinema enquanto arte. Dos seus mais de 1400 filmes, Thierry Frémaux, director do Festival de Cinema de Cannes e do Instituto Lumière, seleccionou 114: obras de arte mundialmente conhecidas ou descobertas de filmes antes desconhecidos, recuperados em 4K e reunidos para celebrar o legado dos Lumière.

 

Melodias de Django

Título original: Django
De: Étienne Comar
Com: Reda Kateb, Cécile De France, Bea Palya
Género: Guerra, Biografia
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 117 min

A história de Django Reinhardt, famoso guitarrista e compositor francês perseguido pelo regime nazi por ter raízes ciganas durante a Segunda Guerra Mundial, em 1943.

 

O Estrangeiro

Título original: The Foreigner
De: Martin Campbell
Com: Jackie Chan, Pierce Brosnan, Michael McElhatton
Género: Thriller, Acção
Outros dados: China/GB, 2017, Cores, 114 min

Quan, é um homem bom e humilde, dono de um restaurante na Chinatown de Londres, numa missão para encontrar os terroristas responsáveis pelo atentado que provocou a morte da sua amada e única filha. Para descobrir a verdade, entra num jogo político de gato e rato com Liam Hennessy, um responsável do governo com uma história sombria… E enquanto Quan progride na identificação dos assassinos, cada um deles terá que enfrentar o seu passado.

 

O Sabor da Cereja

Título original: Ta’m e guilass
De: Abbas Kiarostami
Com: Abdolrahman Bagheri, Homayon Ershadi
Género: Drama
Classificação: M/12
Outros dados: Irão, 1995, Cores, 95 min

Numa tarde de um dia feriado um homem de meia idade, o sr. Badii, percorre os arredores quase desertos de Teerão. Ao volante do seu carro procura, aparentemente, alguém. Várias pessoas entram no carro, um soldado, um estudante de teologia, um operário ou um taxidermista, a quem faz um pedido invulgar. O sr. Badii decidiu suicidar-se e precisa de alguém que, caso seja bem sucedido, o enterre. Todos tentam convence-lo da importância da vida e recusam a tarefa. O último, porém, aceita convencido que o sr. Baddi não será capaz de se matar.

 

Os Fantasmas de Ismael

Título original: Les fantômes d’Ismaël
De: Arnaud Desplechin
Com: Mathieu Amalric, Marion Cotillard, Charlotte Gainsbourg, Louis Garrel, Alba Rohrwacher, Bruno Todeschini
Género: Drama, Thriller
Outros dados: FRA, 2017, Cores, 114 min

Ismael Vuillard, prestes a começar com a produção de um novo filme, ainda vive assombrado pela morte da sua mulher, Carlotta, há vinte anos atrás. Agora, vive com Sylvia uma nova vida luminosa, até que Carlotta, declarada oficialmente morta, reaparece. Sylvia foge e Ismael rejeita Carlotta. A vacilar, abandona as filmagens para encontrar a casa familiar em Roubaix, onde acaba por se fechar, assaltado pelos seus fantasmas… Até ao momento em que a vida se impõe e o reclama por si.

 

Um Susto de Família

Título original: Happy Family
De: Holger Tappe
Com: Emily Watson (Voz), Jason Isaacs (Voz), Nick Frost (Voz)
Género: Animação, Comédia
Outros dados: ALE/GB, 2017, Cores, 96 min

Os Wishbones estão longe de ser uma família feliz. A mãe Emma é dona de uma livraria profundamente endividada. O pai Frank mata-se a trabalhar nas mãos de um patrão tirânico. A filha Fay, atravessa uma adolescência turbulenta com o seu primeiro amor liceal. E finalmente, o filho Max, um pequeno génio, é vítima de bullying na escola. Mas o pior acontece quando uma bruxa os transforma todos em monstros! Emma transforma-se numa vampira, Frank em Frankenstein, Fay numa múmia e Max num lobisomem. A família unida tem então de atravessar meio mundo para conseguir reverter a maldição e durante a aventura os Wishbones acabam por meter-se em mais problemas com alguns monstros da vida real, incluindo o irresistível e charmoso Conde Drácula, que professa o seu amor imortal por Emma.

 

 

Leia também