20 de abril é Dia da Língua Chinesa

Linga chinesa

20 de abril é Dia da Língua Chinesa
……………..

Em 2010, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu os “Dias das Línguas”, passando a celebra-se, anualmente, a 20 de abril, o Dia da Língua Chinesa.

A data foi escolhida a partir do sexto período solar Guyu, um dos 24 períodos solares presentes nos calendários tradicionais na região este da Ásia, como forma de prestar homenagem a Cangjie, historiador do imperador Huang-Ti (também conhecido como Imperador Amarelo) e inventor dos caracteres chineses.

Com uma história que remonta a milhares de anos, a língua chinesa é parte essencial da cultura e identidade da nação chinesa, é falada por mais de 1 bilhão de pessoas na China, cerca de 95% da população do país.

A língua chinesa é a língua materna de cerca de um quinto da população de todo o mundo, sendo a segunda língua mais falada no mundo.
Na China é falada por mais de 1 bilhão de pessoas, cerca de 95% da população do país.

A sua escrita é baseada no uso de caracteres formados por traços, já a sua língua falada, conhecida como mandarim, idioma oficial da República Popular da China, é caracterizada pela sua pronúncia tonal, que confere significados diferentes às palavras de acordo com a entoação.

A comemoração do Dia da Língua Chinesa insere-se na iniciativa do Dia dos Idiomas, que contempla as seis línguas oficiais da Organização das Nações Unidas: inglês, francês, árabe, chinês, espanhol e russo. O seu objetivo é fomentar a consciencialização e o respeito pela história, cultura e legado dessas línguas.

 

Leia também