2 pessoas resgatadas ontem do mar da Ericeira

ontem do mar na Ericeira

Ericeira | Duas pessoas resgatadas do mar na Praia do Sul

 

O bom tempo que ontem se fez senti, mais de 30 °C em alguns pontos do país, levou muita gente até à praia para apanhar sol e dar uns mergulhos no mar, mas esta vontade de aproveitar o verão precoce, resultou em centenas de resgates de pessoas.

A Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertou (ver aqui) no final da semana, para os cuidados a ter nas idas à praia ou nas zonas costeiras, uma vez que apesar do calor, o mar ainda não é um mar de verão, pelo que “apresenta um risco elevado”.

Apenas na Capitania do Porto de Cascais, aquela à qual o concelho de Mafra pertence, foram ontem socorridas pelo menos 44 pessoas. 42 em Carcavelos, na Praia do Tamariz, no Estoril e em e duas na Ericeira.

Na Ericeira, na tarde de ontem, foram resgatadas duas pessoas do mar na Praia do Sul. Os dois jovens resgatados encontravam-se em situação de pré-afogamento, tendo sido encaminhados para o hospital.

Está a pensar ir à praia hoje? Não se esqueça que a maioria das praias portuguesas não se encontra vigiada nesta altura do ano, por isso, adote os comportamentos de segurança sugeridos pela AMN:

  • Vigiar permanentemente as crianças e não permitir que se afastem, mantendo-as sempre próximas de um adulto;
  • Evitar comportamentos de risco, não se aproximando da água ou caminhar na areia molhada;
  • Não virar as costas ao mar e oferecer sempre uma distância de segurança em relação à linha de água, evitando ser surpreendido por uma onda;
  • Caso testemunhe uma situação de perigo dentro de água, não entre e peça ajuda através do 112.

Nesta altura do ano, devido ao efeito da ondulação forte, há zonas de fundões, declives acentuados e maior ocorrência de agueiros, que são a maior causa de morte por afogamento nas praias portuguesas.

Leia também

Deixe um Comentário