2 de fevereiro é Dia Mundial das Zonas Húmidas

Zonas Humidas

2 de fevereiro é Dia Mundial das Zonas Húmidas

 

Assinala-se anualmente a 2 de fevereiro, o Dia Mundial das Zonas Húmidas.

A data escolhida deve-se à assinatura da “Convenção sobre Zonas Húmidas de Importância Internacional, especialmente como Habitat de Aves Aquáticas”, a 2 de fevereiro de 1971, na cidade iraniana de Ramsar.

O objetivo deste dia é sensibilizar para a proteção das zonas húmidas e sublinhar a importância que estas têm para a existência de vida no nosso planeta.

O que são zonas húmidas?

As zonas húmidas são áreas inundadas ou alagadas com água, podendo ser permanentes ou sazonais. Nas zonas húmidas incluem-se os pântanos, charcos, lagos, rios e pauis. As zonas húmidas costeiras incluem os estuários com os seus sapais e vasas, mangais, sistemas lagunares e até recifes de coral.

Importância das zonas húmidas

As zonas húmidas são importantes para a conservação da biodiversidade e para a regulação do clima. Constituem habitat para uma grande variedade de animais e plantas, incluindo muitas espécies ameaçadas ou em perigo de extinção, e armazenam ou transportam nutrientes que sustentam a cadeia alimentar.

O tema escolhido par assinalar a data este ano foi “Zonas Húmidas e Bem-estar Humano” e pretende destacar como as zonas húmidas e a vida humana estão interligadas.

“É importante sublinhar a forma como todos os aspetos do bem-estar humano estão ligados à saúde das zonas húmidas do mundo e a importância de cada um(a) de nós a valorizar e a tomar conta das nossas zonas húmidas. Cada zona húmida é importante.
Dependemos desses ecossistemas que sustentam a vida. Mas eles devem ser saudáveis se quisermos que continuem a fornecer-nos água e alimentos, a suportar a biodiversidade, proporcionar meios de subsistência, a nos proteger contra fenómenos meteorológicos extremos e a mitigar as alterações climáticas.”
Centro de Informação Europeia Jacques Delors

Leia também