2.ª feira há um eclipse total do sol nos Estados Unidos

Eclipse total do sol

Eclipse total do sol visível nos Estados Unidos

 

A NASA informou que “a 8 de abril de 2024, um eclipse solar total cruzará o território continental dos Estados Unidos da América (EUA), proporcionando uma oportunidade emocionante e de tirar o fôlego para a observação e para a ciência”.

Estima-se que 31 milhões de pessoas possam ver o eclipse solar total visível no México, Canadá e em 15 estados dos EUA, em todos os 49 estados dos EUA será visível um eclipse solar parcial.

“O céu vai escurecer, como se fosse amanhecer ou anoitecer” e durará cerca de quatro minutos e 28 segundos.

O eclipse total do sol inicia-ser sobre o Pacífico e será observado na costa do México a partir das 11h07 locais (19h07 de Lisboa) — o eclipse atravessa de sudoeste a nordeste, parte do México, dos Estados Unidos e do Canadá.

Na Europa, o fenómeno será parcialmente visível em cidades situadas na parte ocidental de Portugal (apenas será visto nos Açores), Reino Unido, Irlanda e Islândia.

E em Portugal?

Portugal Continental terá de esperar até 12 de agosto de 2026, altura em que será possível ver um eclipse quase total.

Devem ser tomados cuidados para observar este fenómeno, uma vez que olhar diretamente para o Sol durante um eclipse, sem proteção adequada, pode causar sérios problemas, incluindo perda total ou parcial de visão (deverá usar proteção ocular especializada projetada para visualização solar).

Eclipse solar total

Um eclipse total do sol ocorrece quando a Lua passa entre o Sol e a Terra, obstruindo completamente a luz por alguns minutos.
A cada 18 meses, a Lua interpõe-se entre o Sol e a Terra, bloqueando totalmente a luz solar (eclipse solar total) num ponto do planeta.

Poderá assistir em direto ao fenómeno, aqui, a partir da transmissão da NASA.

[Imagem: NASA]

Leia também