16 de abril é o Dia Mundial da Voz

Dia Mundial da Voz

16 de abril é o Dia Mundial da Voz

 

Assinala-se a 16 de abril, o Dia Mundial da Voz.

A data foi comemorada pela primeira vez em 2003 e pretende alertar para a importância da voz e dos cuidados necessários para a preservar.

“Cada voz é única e com particularidades muito específicas, como uma impressão digital, e deve ser bem tratada e cuidada. Cuidar da voz é fundamental não só para quem a usa profissionalmente, mas também para cada um de nós”. SNS

Segundo dados do Serviço Nacional de Saúde (SNS) estima-se que, em Portugal, surjam, todos os anos, mil novos casos de Cancro da Laringe, uma doença tratável desde que precocemente diagnosticada.

Fique atento à sua voz e se verificar alterações consulte o seu médico, pois podem ser sinal de doenças como papiloma, cancro da laringe, paralisia das cordas vocais, laringite crónica, entre outras.

Sinais de alerta a ter em conta:

  • Sensação constante de ardor e garganta seca;
  • Tensão e dor na região do pescoço, especialmente após exposição vocal;
  • Diminuição da resistência da voz ao longo do dia ou da semana de trabalho;
  • Sensação de esforço para falar;
  • Quebras/flutuações na qualidade da voz;
  • Rouquidão ou períodos de afonia;
  • Necessidade constante de tossir e pigarrear.

10 cuidados diários que deve ter com a voz:

  1. Hidrate-se: beba cerca de 1,5L/2L de água por dia e inicie a hidratação pelo menos 30 minutos antes de falar.

  2. Posicione-se: adote uma posição frente a frente quando falar com alguém ou com uma plateia. Evite falar enquanto o corpo e o pescoço estiverem voltados e a gerar tensões musculares contra indicadas.

  3. Boceje: boceje várias vezes ao dia, inclusive para aquecer a voz. Se o contexto o permitir, boceje com som.

  4. Alongue: espreguice e realize alongamentos pelo menos duas vezes por dia, principalmente na musculatura do pescoço, dos ombros e da bacia. É um hábito importante no combate às posturas mantidas e incorretas.

  5. Não sussurre: fale sempre com som mesmo quando sentir a voz cansada, porque sussurrar só vai agravar esse estado de fadiga vocal.

  6. Treine: antes de usar a voz, realize movimentos mastigatórios amplos e com vigor, como se mastigasse uma maça exageradamente grande. Faça o som mmmm enquanto “mastiga”.

  7. Vestuário: utilize roupa confortável que facilite os movimentos corporais e respiratórios, especialmente na região do tronco (barriga e peito) e do pescoço.

  8. Evite químicos: evite o uso de pastilhas, rebuçados e ‘sprays’ SOS para preparar e prolongar o uso vocal quando existe mal-estar, rouquidão e dor. A sua ação analgésica camufla o mau uso vocal, agravando a situação. Estes químicos podem, por outro lado, ser úteis no período de repouso vocal.

  9. Evite tossir: se sentir necessidade de tossir ou pigarrear para “limpar” a voz, experimente engolir a saliva ou beber água. Caso estas estratégias não resultem, tussa o mais silenciosamente possível, evitando a produção simultânea de voz e a agressão/lesão das pregas vocais.

  10. Procure um especialista: cerca de 49,9% dos profissionais da voz em Portugal apresentam algum tipo de alteração vocal. Se sentir alguma das queixas/sintomas mencionados de forma recorrente ou outra alteração vocal por mais de 15 dias, procure o Terapeuta da Fala e/ou o Otorrinolaringologista.

 

Leia também

Deixe um Comentário