11 de julho é Dia Mundial da População

População

11 de julho é Dia Mundial da População

 

O Dia Mundial da População é celebrado, anualmente, a 11 de julho e reconhece a importância das políticas populacionais no desenvolvimento socioeconómico dos países. Além disso, o dia visa ainda sensibilizar para questões relacionadas com a população global.

O crescimento contínuo da população mundial alerta para desafios como a urbanização e a migração, processo que exige uma gestão sustentável para que não sejam agravadas questões como a desigualdade de género, a violência, a discriminação e as alterações climáticas.

O tema escolhido para 2024 é “Para não deixar ninguém para trás, conte com todos”, tema que alerta para a necessidade de apurar quem ainda não foi contado e porquê? O que isso custa aos indivíduos, às sociedades e aos nossos esforços globais para não deixar ninguém para trás.

Este Dia foi proclamado na Resolução 45/216 adotada na Assembleia Geral das Nações Unidas de 21 de dezembro de 1990.

A população é um conceito demográfico que designa o total de habitantes de um território.

A população mundial cresceu de forma acentuada ao longo do século XX, devido à diminuição da mortalidade e elevação da natalidade. Porém, o século XXI apresenta forte tendência de redução do crescimento global, especialmente devido à diminuição da natalidade (por questões económicas e sanitárias, devido a uma maior participação das mulheres no mercado de trabalho e o fácil acesso aos métodos contracetivos).

Estima-se que em 15 de novembro de 2022 se tenha atingido os 8 bilhões de habitantes no planeta e as Nações Unidas estimam que em 2100 chegue aos 11,2 bilhões.

 

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário