11 de abril é Dia Mundial da Doença de Parkinson
Assinala-se, anualmente, a 11 de abril o Dia Mundial da Doença de Parkinson.
A data escolhida, 11 de abril, deve-se ao fato de a 11 de abril de 1755 ter nascido James Parkinson, o médico inglês que descreveu a doença pela primeira vez em 1817.
A doença de Parkinson é uma doença neurológica degenerativa do sistema nervoso central, ainda sem cura, pautada pela destruição das células nervosas. A doença é causada pela perda progressiva de neurónios produtores de dopamina numa região do cérebro chamada substantia nigra. Esta diminuição dos níveis de dopamina no cérebro afeta o controlo dos movimentos e causa os sintomas característicos da doença de Parkinson.
Os sintomas da Doença de Parkinson são:
- tremores quando em repouso
- rigidez muscular
- lentidão de movimentos
- dificuldade em realizar movimentos repetitivos
- alterações no equilíbrio quando em movimento
A doença de Parkinson é rara em indivíduos com idades inferiores a 40 anos, sendo que a incidência da doença aumenta após os 60 anos, com uma idade média no diagnóstico de 70,5 anos, sendo que em cerca de 10% destas a doença se manifesta antes dos 50 anos, o que é considerado Parkinson juvenil.
Em Portugal, de acordo com um estudo publicado há cerca de 6 anos, pela Sociedade Portuguesa de Neurologia, estima-se que existam entre 18.000 e 20.000 pessoas diagnosticadas com Parkinson.
Infelizmente ainda não existe cura para esta doença, mas existem medicamentos que controlam os sintomas e também práticas, como fisioterapia e terapia ocupacional, que ajudam na melhoria da atividade funcional da pessoa. Sendo a sua causa desconhecida, a prevenção passa pelo exercício físico, alimentação equilibrada e com antioxidantes e estimulação cerebral.