Município de Sintra e a Parques de Sintra juntos pela recuperação do património

protocolo PSML

Depois de aprovado, por unanimidade na reunião de Câmara Municipal de Sintra, dia 09 de Janeiro, foi ontem assinado, entre o município de Sintra e a Parques de Sintra Monte da Lua (PSML), o protocolo para a requalificação da estrada florestal entre o cruzamento dos Capuchos e a estrada da Azóia.

Esta estrada de acesso aos Capuchos, Peninha e Azoia, que durante alguns anos não teve qualquer intervenção vai agora ser alvo de repavimentação de modo a melhorar a acessibilidade, as condições de segurança e a circulação de veículos.

Para Basílio Horta, presidente do município, esta requalificação é “um ato muito importante na defesa do nosso património” e o protocolo com a PSML surgiu uma vez que “é quem mais utiliza aquele troço e foi quem se mostrou disponível para o recuperar”.

Manuel Baptista, presidente da PSML, refere que esta “é uma obra de extrema importância já que tem havido algumas queixas por parte de turistas”.

Foi ainda assinado, pelas duas entidades, um “protocolo de cedência de utilização do Parque das Merendas e da Quinta Mont Fleuri, bem como a doação do projeto de requalificação do Parque da Liberdade e do Parque dos Castanheiros”.

Esta cedência por parte da CM SInta à PSML visa a alcançar o que “é pretendido, ou seja, uma utilização pedonal da serra” pelo que “é lógico que a Parques de Sintra assumisse este trabalho de requalificação”, explicou Basílio Horta, dado os galardoes nacionais e internacionais que a PSML tem alcançado nos últimos anos.

O presidente da PSML avançou ainda que “está para breve a assinatura de um protocolo com a Estradas de Portugal para a recuperação das faixas florestais na serra de Sintra”.

[Imagem:CMS]

 

Para ler mais Noticias de Sintra, clique aqui.

 

Leia também