Voz do Leitor | Risco ambiental na Quinta das Pevides

Voz do Leitor | Risco ambiental na Quinta das Pevides

 

Há já vários meses que a zona é local de construção de novos empreendimentos (prédios e moradias), sendo que, de uma forma geral, os diferentes locais de obras vão respeitando as regras de convivência em comunidade.

No entanto, o prédio atualmente em construção na rua Filipe António Jorge, já há vários meses que apresenta situações de total irresponsabilidade ambiental e cívica. A equipa de construção começou por deixar um enorme buraco em pleno passeio, sem condições de segurança para os peões que transitam pela urbanização. Também era muito frequente a ocupação dos lugares públicos de estacionamento, por parte dos veículos ligados à obra, como camiões com bomba de cimento e similares, e não menos raro é ver os operadores a serrar material ou a proceder a outras operações em plena via pública, fora dos limites da obra; assim como deixarem materiais da obra a reservar lugares de estacionamento durante as noites (com tijolos, varas de ferro, etc).

A situação mais recente ocorreu durante estes últimos dias (último fim-de-semana de junho), em que as zonas limítrofes à obra se apresentam neste estado (fotografias em anexo), com uma quantidade de esferovite tal, solta pela via pública, que apresenta um dano ambiental quase indescritível, e “inundou” os passeios da urbanização, assim como zonas verdes, num “mar” de esferovite.

Chamo a atenção para as inúmeras vezes em que o bem-estar público é posto em causa por este empreendimento em construção, que há meses desrespeita a população que vive na zona, esperando a atuação possível por parte das autoridades.

M. Costa

Partilhe o Artigo

Leia também