Ontem à noite vários clientes ficaram sem serviços da Vodafone, a empresa emitiu hoje um comunicado no qual revela que foi vítima de um ciberataque.
“A Vodafone foi alvo de uma disrupção na sua rede, iniciada na noite de 7 de fevereiro de 2022 devido a um ciberataque deliberado e malicioso com o objetivo de causar danos e perturbações”.
Esta situação afetou a prestação de serviços baseados em redes de dados, nomeadamente rede 4G/5G, serviços fixos de voz, televisão, SMS e serviços de atendimento voz/digital.
De acordo com o comunicado, já foram recuperados “os serviços de voz móvel e os serviços de dados móveis estão disponíveis exclusivamente na rede 3G em quase todo o País”, acrescentando-se que “a dimensão e gravidade do ato criminoso a que fomos sujeitos implica para todos os demais serviços um cuidadoso e prolongado trabalho de recuperação que envolve múltiplas equipas nacionais, internacionais e parceiros externos”.
Em conferência de imprensa, Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, referiu que o “serviço de voz foi o primeiro serviço que recuperámos. A prioridade número dois foi recuperar um serviço mínimo de dados móveis da rede 3G. Recuperámos esta manhã o serviço de SMS, clientes de televisão e Internet fixa.”.
A operadora afirma ainda, que a “recuperação irá acontecer progressivamente ao longo desta terça-feira” e que até à data não existem “quaisquer indícios de que os dados de Clientes tenham sido acedidos e/ou comprometidos” realçando que “a investigação aprofundada do ato criminoso a que fomos sujeitos se irá prolongar por tempo indeterminado e com o envolvimento das autoridades competentes”.
A recuperação da totalidade dos serviços é um trabalho moroso e tem de respeitar uma sequência. Tem sido feito um esforço para o conseguirmos fazer durante a hora de almoço ou no início da tarde” afirmou Mário Vaz
Este ataque afetou clientes particulares, empresas, INEM, bombeiros, os serviços de ATM, entre outros.