Em época de férias para a maioria dos portugueses, o Jornal de Mafra Integra na sua rubrica “Viagens“, uma secção de reportagem de viagem focada em várias cidades, mundo fora.
Hoje vamos até à Croácia, vamos até Split.
Split é a segunda maior cidade da Croácia (a primeira é a capital Zagreb), a maior cidade da Dalmácia e a maior cidade na costa croata.
Fundada como a colónia grega de Aspálathos, no século III ou II a.C., na costa dos Ilírios Dalmatae, em 305 d.C., Split foi o local onde o imperador romano Diocleciano mandou construir o seu palácio.
Romanos, austríacos, jugoslavos, foram alguns dos povos que governaram Split ao longo dos anos, pelo que a cidade apresenta uma mistura única de arquitetura e história. Ruínas antigas, mercados de rua e catedrais centenárias são alguns dos muitos atrativos da cidade.
Para além da história e da cultura é ainda possível relaxar nas praias de Kašjuni ou de Bačvice, praias pitorescas e de águas turquesa tranquilas.
Alguns dos pontos turísticos mais populares de Split são: o Palácio de Diocleciano, a Catedral de São Domnius, a Praça do Povo, o Museu Arqueológico e a Riva Promenade (um passeio à beira-mar).