Estamos no Inverno, no tempo do frio, mas nunca é demais alertar para as descidas de temperatura. A partir da manhã do dia de amanhã as temperaturas vão descer entre 3 e 6ºC e o vento forte associa-se a esta descida.
O IPMA emitiu, hoje, o seguinte comunicado:
Uma vasta região anticiclónica, relativamente intensa, localizada às 12UTC de dia 1 de fevereiro a norte dos Açores e em crista até à Islândia, originará o transporte de uma massa de ar muito frio e seco sobre o território do continente e uma intensificação do vento, em especial no litoral oeste e nas terras altas.
Assim, prevê-se a partir da manhã de quinta-feira, vento forte no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 80 km/h. Adicionalmente, verificar-se-á uma descida dos valores da temperatura máxima em todo território, entre 3 e 6ºC. As baixas temperaturas associadas ao vento forte aumentarão o desconforto térmico, em especial entre a tarde de dia 1 e a manhã de 2.
Até dia 4, continuar-se-á a fazer sentir vento forte e com rajadas no litoral oeste e nas terras altas, com exceção de dia 3, em que se prevê um enfraquecimento temporário do vento.
No dia 3, a aproximação e passagem de um sistema frontal de fraca atividade, poderá originar precipitação fraca na generalidade do território, com probabilidade entre 35 e 60% a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, e inferior a 35% a sul do referido sistema, que a ocorrer será sob a forma de neve em cotas baixas.
A Direção-Geral da Saúde recomenda a apdoção das seguintes medidas:
- Proteja-se do frio e da chuva:
Mantenha o corpo quente – use luvas, cachecol, gorro/chapéu, calçado e roupa quente, utilizando várias camadas de roupa;
Hidrate-se: ingira líquidos e sopas quentes. - No exterior:
Tenha cuidado com as condições do piso;
Use sapatos confortáveis.
Evite as quedas - Mantenha-se em contacto e atento aos outros, ajude-os a protegerem-se.