Vem aí a Chuva (“de estrelas”) de Meteoros Aquáridas 

Chuva de estrelas Meteoros

Vem aí a Chuva (“de estrelas”) de Meteoros Aquáridas

 

Como acontece anualmente por esta altura, vem aí mais uma chuva de estrelas, a chuva de meteoros Eta Aquáridas.

Este ano, o fenómeno ocorrerá entre 20 de abril a 21 de maio de 2025, com o pico a acontecer nas noites dos dias 5 e 6 de maio. Esperam-se cerca de 10 meteoros por hora com uma velocidade de 65,4 quilómetros por segundo.

As chuvas de meteoros recebem geralmente o nome de uma estrela ou constelação próxima ao local onde os meteoros parecem se originar no céu. As Aquáridas têm como cometa de origem o 1P Halley e o seu radiante na Constelação de Aquário.

Os meteoros da Eta Aquáridas são conhecidos pela sua velocidade, viajando a cerca de 65,4 quilómetros por segundo na atmosfera terrestre. Meteoros velozes podem deixar “rastros” brilhantes (pedaços incandescentes de detritos no seu rastro) que duram de vários segundos a minutos. Cerca de 50 meteoros podem ser vistos por hora durante o pico da Eta Aquáridas.

Esta chuva de estrelas pode ser observada tanto no hemisfério norte como no sul durante as horas que antecedem o amanhecer. O hemisfério sul é preferível para a observação das Eta Aquáridas, sendo que no hemisfério norte a taxa de meteoros é menor, devido à localização da observação do radiante em diferentes latitudes. Em Portugal estão previstos, em média, 30 meteoros por hora.

Para uma melhor visualização do fenómeno procure um local bem longe das luzes da cidade ou da rua, deite-se de costas com os pés voltados para o leste e olhe para cima, observando o máximo possível do céu. Ao fim de cerca de 30 minutos no escuro, os seus olhos adaptam-se e começará a ver meteoros.

Partilhe o Artigo

Leia também

Comentário