A recente onda de calor que assolou o País veio agravar a situação de seca severa e extrema em que Portugal se encontra, sendo por isso fundamental evitar desperdícios e limitar o consumo de água ao estritamente necessário.
A água é um bem essencial à vida, mas é um recurso limitado.
Na área do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento de Lisboa e Vale do Tejo têm-se registado consumos de água excessivos, consumos que representam um nível de exigência acrescida sobre as infraestruturas do sistema, o que poderá causar perturbações no normal abastecimento de água, caso ocorra uma situação anómala e se mantenham os atuais volumes diários.
Estes são alguns gestos que promovem a redução de desperdícios e limitam o consumo apenas ao necessário:
- Evite lavar o carro – antes de lavar o carro avalie seriamente a necessidade de o fazer nesta altura. Se tiver mesmo de o fazer, opte por utilizar um balde, ao invés da mangueira.
- Evite lavar o quintal – caso necessite mesmo de lavar quintais ou logradouros, opte por um balde com água e uma vassoura. A lavagem com mangueira deve ser evitada, podendo mesmo em situações extremas ser proibida.
- Não encha tanques e piscinas – face à situação de seca severa e extrema que o País enfrenta, o consumo de água deve ser limitado ao essencial.
- Feche ligeiramente as torneiras de segurança – ao fechar ligeiramente as torneiras de segurança reduz o caudal de água à entrada.
- Feche a torneira enquanto escova os dentes – mantenha a torneira fechada ou utilize um copo com água para bochechar.
- Tome um duche rápido em vez de um banho – durante o duche, feche a torneira sempre que possível.
- Reaproveite a água – enquanto aquece a água do banho, armazene-a e aproveite para outros fins.
- Regue as plantas de manhã ou ao final do dia – opte por um sistema de rega gota a gota ou por plantas com baixas necessidades hídricas.
- Encha as máquinas de lavar – lave a roupa e a loiça quando as máquinas estiverem cheias.
- Evite fugas de água – certifique-se de que as torneiras estão bem fechadas. Esteja atento a potenciais fugas que podem passar despercebidas.
- Use o autoclismo de forma responsável – não deite toalhitas, cabelos, máscaras ou cotonetes para a sanita. Se possível, opte por um modelo de autoclismo de dupla descarga.
- Utilize dispositivos de poupança de água da torneira – ferramentas como os redutores de caudal permitem evitar o desperdício de água.