Ontem, alguns leitores do Jornal de Mafra fizeram chegar à nossa redação relatos indignados com a situação das urgências pediátricas do Hospital de Torres Vedras.
(… ) hoje 16/04/2022 não há urgências pediátricas em torres vedras. E dizem que amanhã também não (…). É inadmissível que um hospital que serve uma população de Torres Vedras (83mil) Mafra (83mil) Lourinhã (23mil) Cadaval, este sem qualquer médico pediatra durante Todo o fim de semana. (…)
O Centro Hospitalar do Oeste (CHO) confirmou à Lusa “a limitação de recursos humanos na urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras” acrescentando ter efetuado “várias diligências” para encontrar médicos, mas “o período festivo e de gozo de férias que atravessamos gera grande indisponibilidade por parte de prestadores de serviço para desempenho de funções. Porém, a urgência não está encerrada”.
Assim, o CHO admite uma “limitação de recursos humanos na urgência pediátrica do Hospital de Torres Vedras”, mas refere que o serviço não está encerrado e que “todas as urgências pediátricas serão encaminhadas para a unidade de Caldas da Rainha, solicitando o respetivo transporte”.
De acordo com o CHO, este terá pedido ainda ao Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) “o encaminhamento de todas as situações médicas graves e politraumatizados para a Unidade de Caldas da Rainha”. Acrescentando que “os utentes pouco urgentes são encaminhados para atendimento nos centros de saúde, de acordo com os horários afixados”.
O Centro Hospitalar do Oeste integra os Hospitais de Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, tendo uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval, Lourinhã e de parte dos concelhos de Alcobaça e de Mafra.