ULS Oeste implementa projeto “Ligue Antes, Salve Vidas”
A partir de hoje, 12 de dezembro, a Unidade Local de Saúde do Oeste (ULS Oeste) deu início a “uma nova era nos cuidados de saúde”, com a implementação do projeto piloto «Ligue Antes, Salve Vidas».
O projeto «Ligue Antes, Salve Vidas» tem por objetivo “otimizar o acesso aos cuidados de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde, garantir que todos os utentes são atendidos de forma rápida e eficaz, e promover um uso mais racional dos serviços de urgência”.
Assim, a partir de hoje, a linha SNS24 (808 24 24 24) passa a ser o ponto de entrada para a avaliação de qualquer situação de doença aguda não emergente na ULS Oeste.
Após a ligação para o SNS24 e depois da triagem telefónica realizada pelos profissionais de saúde, os utentes serão encaminhados para o serviço de saúde mais adequado à sua situação clínica (um centro de saúde ou para os serviços de urgência hospitalar) ou recomendada a permanência em casa, com conselhos de autocuidado, transmitidos por um profissional de saúde habilitado.
Para Pedro Carvalho, Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Hospitalares da ULS Oeste, este projeto pretende garantir que os serviços de urgência da ULS Oeste “estejam sempre disponíveis para os casos mais graves, melhorando a qualidade do atendimento e reduzindo os tempos de espera para todos os utentes”.
Deste modo, os centros de saúde vão garantir o atendimento dos utentes no próprio dia, ou nas 24 horas subsequentes. “Ao ligar para o 808 24 24 24, os utentes terão acesso a cuidados de proximidade, em tempo útil, com maior comodidade e segurança”, afirma Rodrigo Marques, Diretor Clínico dos Cuidados de Saúde Primários da ULS Oeste.
Elsa Baião, Presidente do Conselho de Administração da ULS Oeste, refere que “este projeto representa um marco importante na melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados na nossa região, e da qualidade de vida para os nossos utentes. Vamos garantir que todos tenham acesso aos cuidados de que necessitam, no momento certo e no local certo”.
Na apresentação desta iniciativa foi revelado que, para já, o projeto não será implementado na Urgência de Obstetrícia, esta urgência terá um processo de reformulação muito semelhante, mas não será para já.
A ULS Oeste agrega numa única entidade o Centro Hospitalar do Oeste, o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Norte e o Agrupamento de Centros de Saúde do Oeste Sul. A ULS do Oeste iniciou o seu funcionamento no dia 1 de janeiro de 2024 e integra os concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Peniche (ACES Oeste Norte), Lourinhã, Cadaval, Torres Vedras, Sobral Monte Agraço (ACES Oeste Sul).
[Imagem: ULS]