Turquia
A Turquia é um país transcontinental, situado entre a Europa e a Ásia, com uma rica história e cultura. A sua capital é Ancara, mas a sua maior cidade e centro cultural é Istambul.
O país tem uma população de aproximadamente 85 milhões de habitantes sendo conhecido pela sua diversidade geográfica, com montanhas, praias e planícies férteis.
Historicamente, a Turquia foi o berço de grandes civilizações, tendo sido terra de hititas, gregos, romanos e otomanos. O Império Otomano, que durou mais de 600 anos, teve um papel crucial na história mundial antes de dar lugar à República da Turquia, fundada por Mustafa Kemal Atatürk em 1923.
A economia turca é diversificada, com setores fortes como agricultura, indústria automóvel, turismo e têxteis. O país é um dos maiores produtores de frutos secos e de grãos, além de ser um importante centro de produção de automóveis. O turismo também desempenha um papel fundamental, com milhões de visitantes a explorar locais icónicos como Istambul, Capadócia, Pamukkale e Éfeso.
A Turquia é famosa pela sua gastronomia, que inclui pratos como kebab, baklava e chá turco. Além disso, o país tem uma tradição de hospitalidade, onde é comum oferecer chá aos visitantes como sinal de boas-vindas.
Clima
O inverno é ameno nas costas do Egeu e do Mediterrâneo. Contudo, no planalto central da Anatólia, o inverno é mais rigoroso, registando-se temperaturas negativas e frequentes nevões, nos meses de novembro a fevereiro. Nos meses de junho a setembro, sobretudo na costa mediterrânica, as temperaturas são bastante elevadas.
Língua
A língua oficial é o Turco.
Moeda local / sistema bancário
Moeda local: lira turca.
Os bancos funcionam de acordo com todos os padrões atuais, estando geralmente abertos todos os dias úteis entre as 9.00-13.00 e das 13.30-17.00. Os cartões de débito/crédito são amplamente aceites na generalidade dos estabelecimentos comerciais, como supermercados, restaurantes, hotéis, lojas e postos ATM.
Diferença horária
A Turquia está adiantada 2 horas relativamente a hora de Lisboa.
(Exemplo: 13h00 em Lisboa corresponde a 15h00 na Turquia).
Regime de entrada e estadia
Os cidadãos portugueses que pretendem viajar para a Turquia para fins turísticos ou de negócios não necessitam de visto, podendo aí permanecer por um período não superior a 90 dias por semestre, a contar da data da primeira entrada.
Os cidadãos nacionais que se desloquem à Turquia deverão estar munidos de, pelo menos, um dos três seguintes documentos:
— Passaporte oficial;
— Passaporte comum;
— Cartão do cidadão.
As autoridades turcas recomendam em qualquer caso que o passaporte tenha uma validade de pelo menos seis meses a contar da data de chegada ao país.
Condições de segurança
A Turquia é um país seguro com uma baixa taxa de criminalidade, mas deverão ser observados os cuidados adequados nas principais zonas turísticas do país (Ancara, Antália, Capadócia, Istambul e Izmir).
Aconselha-se, em geral, a necessária cautela, evitando protestos e manifestações, e mantendo uma atenção adequada em zonas com elevada frequência de pessoas.
Segundo a legislação do país, não é permitida a publicação nas redes sociais de conteúdos insultuosos ao país, dos seus símbolos ou das suas instituições sob pena de incorrer na prática de crime.
Os monumentos e locais de culto acolhem bem todos os visitantes, mas deverão ser observadas as regras relativas ao uso de vestuário apropriado, sinalizadas à entrada desses locais.
Números de contacto de emergência:
— Ambulâncias e primeiros socorros: 144
— Bombeiros: 110
— Emergência médica: 112
— Polícia: 155
Transporte sempre consigo o seu B.I./Cartão do Cidadão, com uma fotocópia do seu passaporte, guardando no cofre do hotel, ou noutro local seguro, o passaporte original. A verificação dos documentos legais e a revista de pessoas e bens, pelas autoridades policiais pode ocorrer a qualquer momento, sem aviso, especialmente nas regiões do Sudeste.
Transportes
Transporte aéreo
Aeroportos internacionais: Adana, Ankara, Antakya, Antalya, Bodrum, Bursa, Dalaman, Erzurum, Eskişehir, Gaziantep, Istanbul (Aeroporto Ataturk e Aeroporto Sabiha Gökçen), İzmir, Kayseri, Konya, Kütahya, Malatya, Nevşehir, Ordu/Giresun, Samsun, Şanlıurfa e Trabzon.
Transporte rodoviário
Caso circule de automóvel, é necessário ter em atenção o estado de conservação das estradas e a observância das regras de trânsito.
Encontram-se facilmente oficinas e estações de serviço em todos os povoados e a população oferece assistência e apoio, geralmente de forma generosa e acolhedora.
A carta de condução portuguesa é aceite como válida para os cidadãos que estejam na Turquia em turismo (estadia máxima de três meses).
Saúde
A Turquia tem uma rede nacional de cuidados de saúde de boa qualidade onde se integram as farmácias, centros de saúde e hospitais (públicos e privados). Em caso de acidente ou doença, poderá dirigir-se a qualquer unidade de saúde para obter o devido tratamento.
Devido à composição química da água, diferente daquela consumida em Portugal, é aconselhável o consumo de água engarrafada.
O Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD) não é aceite na Turquia.
Telecomunicações
Não se verificam problemas significativos, exceto em algumas localidades do interior da Turquia.
Para ter acesso à internet basta adquirir um cartão telefónico local ou comprar um eSIM (cartão virtual).
Ocasionalmente, existem limitações no acesso à internet, sobretudo após atentados, desacatos ou manifestações.
[Informação: MNE]
![]() Istambul | ![]() Bursa |
![]() Capadócia |