Este ano com 268 estabelecimentos a ser galardoados (mais 41 do que na edição anterior), os galardões Green Key 2023 foram anunciados, pela Associação Bandeira Azul da Europa, no Centro de Congressos do Algarve, o primeiro Centro de Congressos Nacional Green Key.
Dos 268 estabelecimentos galardoados, 201 renovaram a candidatura, 54 recebem o galardão pela primeira vez, 201 renovam a candidatura e 13 reintegram o programa.
Dos galardoados, 204 são hotéis, 26 são alojamentos locais, 21 são turismo no espaço rural, 9 são restaurantes, 7 são parques de campismo e uma Pousada de Juventude.
A distribuição, a nível nacional, dos estabelecimentos galardoados é a seguinte:
Região da Madeira: 60
Algarve: 51
Região Norte: 44
Região de Lisboa: 40
Região Centro: 39
Açores: 20
Alentejo: 14
Relativamente ao ano passado, o concelho de Mafra manteve os 3 galardões conseguidos no ano anterior e Torres Vedras manteve os seus 9 galardões.
Os 11 prémios entregues nos concelhos de Mafra e Torres Vedras foram os seguintes:
Mafra (3)
Casa das Aguarelas (AL)
Eco Soul Ericeira Guesthouse (AL)
Vila Galé Ericeira (H)
O Ericeira Camping perdeu este ano o galardão.
Torres Vedras (8)
Areias do Seixo Charm Hotel & Residences (H)
Bronzear (R)
Dolce Campo Real Lisboa (H)
Hotel Apartamento Praia Azul (H)
Noah Surf House (AL)
Promar Eco Beach & SPA Hotel (H)
Roots (R)
TAWA Sushi (R)
(AL – Alojamento Local, H – Hotel, PC- Parque de Campismo, R – Restaurante)
O Green Key, promovido pela Associação Bandeira Azul da Europa, é um “programa de educação ambiental que promove o turismo sustentável e responsável, através do reconhecimento de estabelecimentos turísticos, de alojamento local, parques de campismo e restaurantes que implementam boas práticas ambientais e sociais, que valorizam a gestão ambiental nos seus estabelecimentos, que procuram reduzir o impacto da sua atividade, que promovem o consumo sustentável e que contribuem para uma nova consciência individual e coletiva orientada para o desenvolvimento sustentável”.
[Imagem: green key]