Túnel do Grilo | Condicionamento de trânsito de 6 a 9 de janeiro
Em julho do ano passado, a Infraestruturas de Portugal (IP) informou que “no âmbito da empreitada de reabilitação e modernização do Túnel do Grilo, será necessário condicionar a circulação automóvel no túnel”, o condicionamento teve início no dia 8 de julho, com o corte de uma via de circulação em cada sentido.
Na altura, a IP alertou ainda para a necessidade de “implementar condicionamentos complementares” para a para execução de trabalhos.
Durante a próxima semana “será necessário cortar a circulação automóvel no ramo de acesso da A8 e da Rotunda de Frielas ao Túnel do Grilo”, estando os desvios devidamente sinalizados.
Datas/horário
Datas: 6, 7 e 8
Horário: entre as 22h00 e as 06h00
Este condicionamento será acompanhado pela Divisão de Trânsito de Lisboa da PSP.
Em julho de 2024, a previsão apontava para a conclusão da obra até ao final de março de 2025.
Reabilitação e modernização do Túnel do Grilo
A empreitada de reabilitação e modernização do Túnel do Grilo, no IC17/CRIL, com um investimento associado de cerca de 14 milhões de euros, tem três grandes grupos de objetivos que se complementam:
- Requalificação da infraestrutura ao nível dos requisitos de segurança, de eficiência energética e de sustentabilidade, para garantir o melhor nível de serviço e a exploração integrada da rede adjacente;
- Adequação dos sistemas de segurança de modo a dar cumprimento à Diretiva Europeia, relativa aos requisitos de segurança para os túneis da rede rodoviária transeuropeia e rede rodoviária nacional;
- Reforço dos sistemas de comunicação entre o Túnel do Grilo e o Centro de Controlo de Tráfego (CCT) da IP, localizado no Campus do Pragal, em Almada.
Esta intervenção compreende, entre outros, os seguintes trabalhos:
- Requalificação da infraestrutura do túnel em betão, com recurso a tratamentos pontuais do betão e pintura da totalidade da extensão das duas galerias do túnel;
- Construção, em vala, de novos canais técnicos;
- Reabilitação do sistema de drenagem existente, incluindo nos taludes;
- Reabilitação do pavimento em toda extensão do túnel;
- Reabilitação de um talude;
- Construção de um novo edifício técnico;
- Substituição e redesenho integral dos sistemas e equipamentos de segurança existentes, em especial: Energia Elétrica; Automação; Ventilação e Controlo de Fumo; Combate a Incêndio;
- Iluminação; Sinalização e Informação ao Utente; Sensorização e Deteção Automática; Gestão de Tráfego e Supervisão; Sistema de comunicações; Apoio e Intervenção em Emergência.
O Túnel do Grilo foi inaugurado em 1998 e tem atualmente um tráfego médio diário superior a 115 mil veículos.
[Imagem: Túnel do Grilo]