Túnel do Grilo | Condicionamentos de trânsito a partir do dia 8 de julho

Túnel do Grilo

Túnel do Grilo | Condicionamentos de trânsito a partir do dia 8 de julho

 

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou que “no âmbito da empreitada de reabilitação e modernização do Túnel do Grilo, será necessário condicionar a circulação automóvel no túnel a partir das 22h00 do dia 8 de julho, com o corte de uma via de circulação em cada sentido”.

O túnel do grilo tem quatro vias de circulação em cada sentido e durante esta intervenção, a circulação só contará com três vias por sentido.

Este condicionamento irá manter-se até ao final de março de 2025.

A IP alerta ainda para o fato que durante esta empreitada “será necessário implementar condicionamentos complementares”, condicionamentos que “serão realizados sempre em período noturno, entre as 22h00 e as 06h00”, sendo a circulação “assegurada por uma ou duas vias por sentido”.

Acrescentando ainda que “pontualmente, poderá haver necessidade de cortes totais de circulação numa das galerias”, cortes que serão efetuados “entre as 22h00 e as 06h00, em períodos com duração máxima de 15 minutos”, e que “serão comunicados com a devida antecedência”.

Na semana passada, a IP consignou a empreitada de reabilitação e modernização do Túnel do Grilo, no IC17/CRIL. Este investimento de cerca de 14 milhões de euros, é uma obra contratada em regime de conceção-construção, com três grandes grupos de objetivos que se complementam:

  • A requalificação da infraestrutura ao nível dos requisitos de eficiência energética e de sustentabilidade;
  • Adequação dos sistemas de segurança no túnel;
  • Reforço dos sistemas de comunicação entre o túnel e o Centro de Controlo de Tráfego (CCT) da IP, em Almada.

Esta intervenção compreende, entre outros, os seguintes trabalhos:

  • Requalificação da infraestrutura do túnel em betão, com recurso a tratamentos pontuais do betão e pintura da totalidade da extensão das duas galerias do túnel;
  • Construção, em vala, de novos canais técnicos;
  • Reabilitação do sistema de drenagem existente, incluindo nos taludes;
  • Reabilitação do pavimento em toda a extensão do túnel;
  • Reabilitação de um talude;
  • Construção de um novo edifício técnico;
  • Substituição e redesenho integral dos sistemas e equipamentos de segurança existentes, em especial: Energia Elétrica; Automação; Ventilação e Controlo de Fumo; Combate a Incêndio; Iluminação; Sinalização e Informação ao Utente; Sensorização e Deteção Automática; Gestão de Tráfego e Supervisão: Sistema de comunicações; Apoio e Intervenção em Emergência.

O Túnel do Grilo foi inaugurado em 1998 e tem atualmente um tráfego médio diário superior a 115 mil veículos.

[Imagem: IP]

Partilhe o Artigo

Leia também