A Comissão Municipal de Proteção Civil de Torres Vedras reuniu ontem para fazer o balanço das medidas de prevenção adotadas pelo município, de modo a fazer face à pandemia causada pela COVID-19.
Desde da ativação do Plano de Contingência Interno do Município, a que se seguiu a ativação do Plano Municipal de Emergência, varias medidas tem vindo a ser tomadas.
Para além dos trabalhos de desinfeção de ruas e espaços públicos em todo o concelho, Torres Vedras converteu 3 pavilhões em hospitais de campanha, o pavilhão do Sporting Clube de Torres, no Externato de Penafirme e mais recentemente o Pavilhão Multiusos da Expotorres.
O concelho conta ainda com duas Áreas Dedicadas COVID-19, uma no Centro de Saúde de Torres Vedras e outra no Serviço de Urgência do Hospital de Torres Vedras. Na semana passada abriu o centro de testes à COVID-19 no Centro de Educação Ambiental do Parque Verde da Várzea.
Na reunião de ontem foram tomadas as seguintes medidas:
- Preparação de um plano municipal de apoio às famílias, empresas e associações do Concelho.
- Disponibilização e preparação do Aeródromo Municipal de Torres Vedras para utilização por parte dos serviços de saúde e Proteção Civil, na sequência da disponibilização de um dos hangares e das aeronaves do Aeroclube de Torres Vedras para missões como patrulhamento, deslocação de profissionais de saúde, de equipamento hospitalar ou de medicamentos, entre outros.
- Ativação da Pousada de Juventude de Santa Cruz para responder a necessidades de alojamento de pessoas em isolamento profilático ou em situação confirmada de COVID-19.
- Adaptação do Pavilhão Multiusos da Expotorres para acolhimento de utentes de lares e outras instituições, em caso de necessidade. O pavilhão tem a capacidade total de 31 quartos individuais, balneário e espaço de refeições. Também o Centro Diocesano de Espiritualidade do Turcifal ficará disponível para este fim, tendo capacidade de 80 camas.