Os rios Alcabrichel e Sizandro foram recentemente alvo de trabalhos de requalificação biofísica e paisagística. Intervenções realizadas no âmbito da candidatura “Ruivaco-do-Oeste | Gestão Ativa da Espécie e do Ecossistema”.
Segundo a autarquia “em sete troços daqueles rios foram aplicadas diferentes técnicas de engenharia natural que pretenderam: aumentar a conectividade fluvial por meio da eliminação de barreiras transversais à progressão da espécie piscícola Ruivaco-do-Oeste; controlar a proliferação de cana mediante a sua remoção e substituição por espécies de plantas autóctones de crescimento rápido; aumentar a capacidade de carga dos refúgios estivais e criar novos refúgios através do aprofundamento de pegos que possuam substrato móvel para aumentar a capacidade de carga e aprofundamento do leito em zonas que apresentam habitats ripícolas e fluviais bem preservados; reabilitar as margens com o controlo de erosão das mesmas por meio da aplicação de técnicas de engenharia natural e plantação de espécies autóctones; e aumentar a área de cobertura da vegetação aquática”.
Além destas intervenções decorrem também campanhas de controlo de espécies aquáticas exóticas tais como gambúsia e lagostim-vermelho-da-Louisiana.
O investimento total destas intervenções foi de 179.573,93€, sendo 85% financiado pelo Fundo de Coesão, o restante montante custeado pela Câmara Municipal de Torres Vedras.