Decorreu no passado fim de semana (18 e 19 de março), em Torres Vedras o 13.º Concurso Mundial de Sauvignon, concurso que tem como objetivo promover a qualidade dos vinhos sauvignon, favorecer a sua produção e consumo e dar a conhecer a diversidade desta casta de uva branca.
O concurso contou com 1.120 vinhos sauvignon em competição, vinho oriundos de 23 países produtores, entre eles França, Itália, Áustria, Nova Zelândia, África do Sul e Chile. Já no painel de provadores estiveram representantes de mais de 20 nacionalidades. O concurso reuniu cerca de 70 enólogos, sommeliers, distribuidores e jornalistas, nacionais e internacionais, que constituíram o júri.
Para Quentin Havaux, diretor do Concurso Mundial, esta edição “foi um sucesso pela qualidade das condições de acolhimento que tivemos”, sublinhando que “o júri internacional do concurso teve a oportunidade única de apreciar a beleza da região de Torres Vedras” e de descobrir “quão rica é em termos de produção de vinho”.
Laura Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, referiu que “este concurso veio consolidar a estratégia de promoção internacional dos Vinhos de Torres Vedras, que foi impulsionada pela Cidade Europeia do Vinho 2018.”
O do júri das provas oficiais visitaram produtores de vinho e de pastel de feijão, agentes de enoturismo, unidades hoteleiras e equipamentos culturais de Torres Vedras.
[Imagens: CMTV]