Para assinalar os 47 anos da “Revolução dos Cravos” o município de Torres Vedras criou um conjunto de iniciativas que decorrem em meio digital.
- Todo o mês de abril 2021
Que palavras escrevem a liberdade?
………………………..
A situação atual reavivou a atenção para o tema dos direitos e liberdades, mas estes conceitos são vividos de formas distintas nas diferentes culturas e sociedades e, acima de tudo, têm significados diferentes para cada um de nós.
A Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras convida à partilha das suas reflexões sobre estes conceitos, através de formas, cores e palavras. Juntos, ocuparemos um espaço de liberdade.
Metodologia proposta: numa folha de papel com alguma gramagem ou em cartão, com as medidas de 21x21cm, utilizando apenas 2 cores, criar através do desenho, da pintura, da colagem de diversos materiais, ou de outra técnica, uma ilustração de palavras ou de uma frase que expresse uma ideia de liberdade.
Um exemplo para pensar: qual é aquele hábito simples ou aquele desejo fácil de concretizar que nunca imaginámos ficar sem ou que nunca pensámos que para outro alguém pode ser ou parecer uma liberdade inatingível?
O envio deverá ser feito para galeria@cm-tvedras.pt, em formato digital, JPG ou PNG, com boa resolução, identificando no corpo do email o autor da proposta.
…………………….. - De 16 a 22 de abril 2021
21h30 – Concerto Intervenção de Ruben Monteiro
Local: Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras
…..
Ruben Monteiro apresenta-se a solo num concerto inspirado em canções de intervenção portuguesas. Num repertório que abraçará não só composições originais mas, também, temas icónicos de compositores de intervenção portugueses, o músico revisitará temas aproximando-os à estética da música da mediterrânea.
…………………….. - De 17 a 23 de abril 2021
21h30 – Espetáculo multidisciplinar: “Under Construction”
Local: Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras
…………
Um frágil estado de tremor é testado por ventos avassaladores e infinitos. Numa busca por sanidade, o grau de aleatoriedade aumenta à medida que padrões absurdos se sobrepõem ao suspenso chamamento.Afogados em baixas, todos nós corremos nas nossas passadeiras pessoais, cegos por gestos suaves de aparência brilhante. Enquanto procuramos a matéria subjacente dos seres humanos, acabamos na superfície, oprimidos pelo conforto.
Não há fim à vista. Exceto aquela memória de liberdade: desbotada, empoeirada e que já ficou muito lá atrás. A mudança virá ou já aqui estava?
……………….. - 20 de abril de 2021
11h00 – Cantos de liberdade – dizer poemas para celebrar abril
……….
Numa parceria entre a Fábrica das Histórias – Casa Jaime Umbelino e a Escola Básica 2,3 de Freiria, sob orientação da professora Cristina Antunes, alunos do 3º ciclo, abrem as vozes a esse tempo memorável de 1974, quando a realidade não era suficiente e a liberdade fazia muita falta, e festejam, num projeto de leitura em voz alta, a rutura histórica que nos permite hoje viver abril.
……………. - 21 de abril de 2021
16h00 – O meu olhar é livre
Local: Página de Facebook Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras
……………………
No âmbito das comemorações do dia 25 de abril, cada participante da Academia Visual, com a experiência que já trás consigo, partilha o seu olhar sobre a liberdade através da arte contemporânea.
A Academia Visual é um projeto informal de educação na arte que resulta de uma parceria entre a Paços – Galeria Municipal de Torres Vedras e a EMERGE Associação Cultural, dirigido a alunos do ensino secundário.
………………………. - 24 de abril de 2021
10h30 às 13h00 | 14h30 às 17h00 – Oficina de linogravura com Mariana Santos
Local: Porta 5 – Espaço Cultural
…………………………..
Nesta oficina os participantes terão a oportunidade de aprender todo o processo da linogravura – desde como trabalhar o linóleo com goivas à impressão de gravuras monocromáticas que poderão ser reproduzidas várias vezes.
Em contexto de celebração, propõe-se a criação de imagens ligadas à revolução do 25 de Abril.Info e inscrições: galeria@cm-tvedras.pt
…………………….. - 24 de abril de 2021
15h00 – Tertúlia: “25 de Abril em Tempos de Pandemia: Reinventar a Arte e a Cultura”
Local: Plataforma online Zoom
………………………
A pandemia Covid-19 afetou gravemente a área da arte e cultura. Os museus, os cinemas e os teatros são sectores extremamente produtivos, mas estando fechados não conseguem desempenhar as suas funções. Estes estimulam a inovação em toda a economia, bem como contribuem para outros canais de impacto social positivo (bem-estar e saúde, educação, inclusão, entre outros). O propósito desta tertúlia é refletir e discutir sobre a necessidade destes dois setores se reinventarem à luz dos tempos atuais. O setor cultural e criativo está a ser desafiado para evoluir e enfrentar os novos desafios da sociedade sob ângulos diferentes, contribuindo positivamente para as novas realidades que estão a emergir.
Info: juventude@cm-tvedras.pt
————————- - De 24 a 30 de abril 2021
21h30 – Espetáculo multidisciplinar “A descaminho da Liberdade” de Andresa Soares
Local: Página de Facebook do Teatro-Cine de Torres Vedras
……………………
Sei que são necessárias medidas de intervenção mas sem festa pá. Todos unidos na luta de desocupar as ruas, e enquanto se aguarda resultados, a instituição deve manter o seu funcionamento e o isolamento de casos suspeitos. Dentro da cidade jurar não ter companhia e viver. Na sombra. Começa a primavera, mas há quem esteja doente pá e descer a avenida requererá etiqueta respiratória. As plantas. Os plátanos. Sabe-se que as máscaras tendem a cair em tempos de crise e há-que higienizar as mãos antes de repartir o pão. A habitação. Dedicar-nos-emos à clandestinidade e ao confinamento através das palavras que reclamam liberdade, pois a sede de uma espera só se estanca na torrente. P’la calada.
………………… - 25 de abril de 2021
10h00 – Sessão Solene Comemorativa do 47.º Aniversário do 25 de Abril
Local: Página de Facebook e canal de Youtube da Câmara Municipal de Torres Vedras
………………………..
A Sessão Solene Comemorativa do 47.º Aniversário do 25 de Abril, irá contar com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, dos representantes dos partidos e movimentos de cidadãos com assento na Assembleia Municipal, do presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras e do presidente da Assembleia Municipal de Torres Vedras.