Foi ontem inaugurada a Escola Básica de Ramalhal.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, João Costa, da presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, do presidente da Junta de Freguesia do Ramalhal, António Espírito Santo, e do diretor do Agrupamento de Escolas Henriques Nogueira, José Vale.
Com capacidade para 156 alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 100 alunos do ensino pré-escolar, a nova Escola Básica do Ramalhal é constituída por seis salas de aula, quatro salas de atividade, uma sala polivalente, uma sala de docentes, uma sala de não docentes, duas salas de trabalho e atendimento, uma biblioteca, um refeitório, uma copa, instalações sanitárias e espaços de recreio coberto e descoberto.
Esta escola conta ainda com espaços de recreio de inovação como, por exemplo, um pequeno bosque, uma horta pedagógica, uma superfície com túneis e escorrega, um jogo de água e uma caixa de areia.
A nova Escola do Ramalhal possui ainda um pavilhão desportivo, que será disponibilizado à população fora do horário escolar.
A execução dessa empreitada e a aquisição de mobiliário para os espaços criados no âmbito da mesma representou um investimento de 4.948.087,00 €, financiado em 1.882.834,75 € pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, através do Programa Operacional Regional do Centro, do Portugal 2020 e da União Europeia.
O contrato para a realização da empreitada relativa à construção da Escola Básica do Ramalhal foi assinado em março de 2021.
[Imagens: Laura Rodrigues]