Torres Vedras | Mariana Mortágua visitou a escola São Gonçalo
Para assinalar o início do ano letivo, Mariana Mortágua, líder do Bloco de Esquerda e deputada por Lisboa, visitou, na passada 6.ª feira, a escola São Gonçalo, em Torres Vedras.
Mariana Mortágua ficou a conhecer a realidade daquele agrupamento de escolas, assim com os projetos que desenvolve, e os problemas que sentem neste início de aulas.
Durante a visita, a comitiva visitou projetos escolares na área da inclusão e da inteligência artificial, falou com docentes e assistentes operacionais. Ficou ainda a saber que este ano o Agrupamento baniu a utilização de telemóveis, para melhorar a socialização e o desenvolvimento pessoal dos alunos.
A visita foi acompanhada pelo diretor da escola, Fernando Santos, que referiu que um dos problemas mais sentidos pela escola é a dificuldade em dar resposta à procura crescente de alunos. Esta situação deixa muitos alunos de fora, nomeadamente no pré-escolar, onde foi possível abrir mais salas de jardins de infância para as crianças que procuram vaga no ensino público.
O aumento de procura deve-se na sua grande maioria à imigração, verificando-se, assim, a necessidade de contratação de mediadores, professores de Língua Portuguesa Não Materna.
O Agrupamento de São Gonçalo tem 21 estabelecimentos, com cerca de 3500 alunos, 310 professores e 190 assistentes, com grande dispersão geográfica, estendendo-se de uma ponta à outra do concelho.
[Imagem: BE]