Foi inaugurada no dia do Feriado Municipal de Torres Vedras, a Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal e cinco fogos do Programa Municipal de Habitação Social.
A Reabilitação Paisagística da Encosta do Choupal, que faz parte do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Torres Vedras, consistiu na “criação de um percurso pedonal pela encosta, fazendo a ligação do Parque do Choupal a três acessos à Rua Aníbal Gaspar, com uma zona de lazer, entre os dois patamares, composta por várias peças de mobiliário urbano. No patamar superior foram criadas cinco hortas urbanas, que servirão o espaço edificado requalificado e a poente foi construído um pequeno anfiteatro, criando uma zona de estadia e contemplação da envolvente”.
A cerimónia contou com a presença de Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, de Isabel Damasceno, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Centro e de Francisco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.
Carlos Bernardes referiu-se a uma “nova janela que se abriu para a nossa Cidade” acrescentando que esta operação se insere num projeto que visa “dotar a Cidade com melhor mobilidade, melhores infraestruturas e mais habitação”.
Já Francisco Martins referiu que “hoje, a comunidade pode sentir-se orgulhosa do esforço que a Câmara Municipal tem feito em conjunto com a CCDR do Centro, que permitiu regenerar esta zona norte” acrescentando ainda que “é extremamente importante nós estamos perto das pessoas, porque a obra física por si só não é suficiente, é preciso também cuidarmos das pessoas”.
Foram ainda inaugurados cinco fogos que são parte do núcleo A do Programa Municipal de Habitação Social – Fase 1, na Rua Aníbal Gaspar, no topo da vertente norte do Parque do Choupal. Este núcleo é constituído por quatro apartamentos de tipologia T2 e por uma moradia unifamiliar de tipologia T3.
[Imagens: CMTV]