Há uma semana foi encontrado um primeiro golfinho, um golfinho-riscado, fêmea. Logo no domingo é encontrado um segundo golfinho, desta vez, tratava-se de um golfinho-comum, fêmea. Finalmente, anteontem, quarta-feira, eis que surge um outro golfinho na praia, também já cadáver, a quem faltava já a barbatana caudal.
Os golfinhos permaneceram demasiado tempo na praia, “estão a ficar num estado terrível”, reagiu assim na atura, Catarina Gaia, que foi quem deu então conta desta situação às autoridades. Os contactos com a Autoridade Marítima – Capitania de Peniche, mostraram-se infrutíferos. “Não tive resposta ao email que enviei ontem”, revela Catarina Gaia, referindo ainda que “quando apareceu o 1º estive uma hora a ligar para lá sem resposta”.
A solução passou depois por um contacto com a GNR de Santa Cruz, que por sua vez terá entrado em contacto com a Capitania de Peniche.
Pelas mesmas dificuldades de contacto passou o Jornal de Mafra. Contactámos a Capitania de Peniche por telefone e por email, não tendo sido atendido o nosso telefonema, sendo que o email foi lido mas sem que, até ao momento, tivesse sido emitida qualquer resposta.
[Imagens: Catarina Gaia]