No passado dia 4 de novembro, a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Runa foi encerrada ao público por tempo indeterminado., encerramento que se prendeu com questões de salubridade.
Ontem, 16 de novembro, foi efetuada uma visita ao espaço, que contou com a presença do diretor-executivo do ACES Oeste Sul, António Martins, da vice-presidente da Câmara Municipal, Ana Umbelino, do presidente da Junta de Freguesia da União das Freguesias de Dois Portos e Runa, João Tomás, entre outras entidades.
As instalações já haviam sido alvo de vistoria pela Autoridade de Saúde Local, vistoria na qual foram identificadas as necessidades estruturais, organizacionais e funcionais do edifício.
Com vista a reabertura da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Runa o mais rapidamente possível (2-3 semanas), a Câmara Municipal irá proceder às seguintes intervenções:
- Pintura do espaço interior e reparação de paredes
- Reparação de portas
- Reparação elétrica e canalização para colocação de lavatório para mãos no gabinete médico
- Substituição de estores
- Verificação do sistema de ventilação
Segundo o comunicado da autarquia “no final da visita, estas entidades assumiram o compromisso, perante a população presente no exterior do edifício, de concertar esforços para garantir a reabertura da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados de Runa”.