Hoje, respondendo aos jornalistas na conferência de imprensa sobre o balanço dos 6 meses do programa municipal de apoio extraordinário no âmbito da covid-19 no concelho de Torres Vedras, Carlos Bernardes, presidente da edilidade, deu alguma informação suplementar relativa ao modo como será comemorado o carnaval em 2021.
[O Carnaval de 2021] seguramente, vai ser mais digital [não contando com os habituais corsos)
O tema escolhido, “A Máscara”, já apresentado no sábado passado, pretende ser uma homenagem a todos aqueles que “tem vindo a cumprir e a dar o seu contributo à sociedade portuguesa com a utilização da máscara, para que nos possamos proteger”.
O município e a empresa municipal Promotorres estão a trabalhar com as Associações Carnavalescas e com os grupos de mascarados, para que até ao final do mês possam apresentar à direção Geral da Saúde (DGS), que durante o mês de novembro irá fazer a sua apreciação, uma proposta dos conteúdos programáticos para a edição de 2021 do Carnaval mais português de Portugal.
Existem já eventos, que nas palavras do presidente, têm “substância e que poderão dar um relevo importante” ao carnaval de 2021, sendo que ao dia de hoje, há já 3 eventos previstos.
- A inauguração do monumento ao Carnaval, um mês antes do Carnaval, tal como vem sendo hábito.
- A chegada dos Reis do Carnaval, dia 12 de fevereiro, e a inauguração do Centro de Artes e Criatividade (CAC) por suas altezas reais.
- Finalmente, o enterro do Entrudo no dia 17 de fevereiro.
Eventos que ainda carecem do aval da DGS e das autoridades de saúde local, para que se possam realizar cumprindo todas as regras propostas por aquelas entidades.
No próximo ano, o dia de Carnaval assinala-se a 16 fevereiro (3ª feira).