Torres Vedras | Bairro Leonor em vias de classificação de imóvel de interesse municipal
Está a decorrer o procedimento de classificação de imóvel como de interesse municipal, do conjunto Edificado do Bairro Leonor, localizado na Rua Elias Garcia, n.os 6 a 6-A, Largo de Santo António, n.os 24 a 26, Rua de Santo António, n.os 3 a 5 e Bairro Leonor, Torres Vedras, na Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães.
O Bairro Leonor localiza-se no centro histórico de Torres Vedras, em meio urbano, ocupando cerca de metade do quarteirão compreendido entre a Rua dos Cavaleiros da Espora Dourada e o Largo de Santo António.
O edifício mais antigo situa-se no gaveto entre o Largo de Santo António e a Rua Elias Garcia remontando, pelo menos, ao Séc. XIX, já os mais recentes terão sido construídas na década de 1940.
“De acordo com as conclusões do Relatório Técnico, está em causa um imóvel que, no domínio histórico e arquitetónico, atenta à caracterização expressa no referido relatório técnico, apresenta singularidades relativamente às tipologias convencionais. O bairro continua a ter um papel determinante na memória coletiva e continua a distinguir-se na malha urbana devido, não apenas à sua arquitetura global, resultante da intervenção de 2014, mas também devido à homogeneidade formal dos corpos habitacionais.
Estamos perante um testemunho notável de vivências e factos históricos, pela sua conceção arquitetónica, pela memória coletiva que reflete e pela sua singularidade, representando um bem de valor cultural de significado preponderante para o Município.”, pode ler-se no parecer a que o Jornal de Mafra teve acesso.
Os eventuais interessados podem agora pronunciar-se no prazo de 30 dias úteis (a contar a partir de 30 de setembro de 2024).
[Imagem retirada do Relatório Técnico]