A Autarquia de Torres Vedras participou no I Congresso Internacional de Democracia Participativa que se realizou, entre os dias 14 e 16 de março, em Araraquara (Brasil).
O congresso contou com cerca de 1300 pessoas oriundas de 75 cidades de 4 países (Brasil, Portugal, Bolívia e Argentina).
Cláudia Horta Ferreira, vereadora da Câmara Municipal de Torres Vedras, apresentou o Orçamento Participativo de Torres Vedras no painel “Experiências e avaliações dos processos e instrumentos de participação popular”, onde participou.
No final do encontro foi assinada a “Carta pela Democracia”. Este documento “resume as reflexões e debates realizados durante as mesas temáticas e rodas de conversas, além de projetar desafios para o futuro”.
O futuro deste Congresso Internacional de Democracia Participativa passará por Torres Vedras, uma vez que será esta cidade a organizar o congresso no próximo ano.
“Nós temos uma parceria com a cidade de Torres Vedras. Os dirigentes de Torres Vedras vêm para cá, nós já estivemos em Torres Vedras. Estamos trabalhando muitos projetos em conjunto, do ponto de vista cultural, econômico e do patrimônio histórico. E a Facira, neste ano, passa a ser internacional. É um presente de aniversário para Araraquara”, afirmou o Perfeito de Araraquara.
Torres Vedras pela vos do seu presidente de Câmara fez saber que este ano estará presente na Facira (Feira Agrocomercial e Industrial da Região de Araraquara). “Torres Vedras estará presente com oito empresas de várias atividades económicas na promoção de tudo aquilo que se faz em Torres Vedras, que é o principal produtor de vinho em Portugal. Em Torres Vedras está sediada a maior empresa do mundo transformadora de bacalhau. Como ponto de partida, temos dois excelentes ingredientes gastronómicos, que são o vinho e o bacalhau”.
[Imagens: Prefeitura de Araraquara]