Realizou-se, no dia 19 de dezembro, a escritura da doação do Moinho dos Caixeiros em que a Câmara Municipal doa essas instalações à Junta da Freguesia da Silveira. Esta doação inclui também uma parcela de terreno contígua.
A doação visa a construção da Casa do Pão, a cargo da Junta da Freguesia, junta que já apresentou uma candidatura a fundos comunitários para este efeito.
O moinho de Caixeiros foi “edificado em 1836 pelo proprietário de uma azenha que se situava junto ao rio e que tinha sido destruída pelas cheias. Foi vendido várias vezes até que no ano de 1986 foi adquirido pela Câmara Municipal de Torres Vedras, que com a colaboração da Junta de Freguesia executou as obras de restauro, bem como a construção dos anexos de apoio. O moinho foi inaugurado em 10 de Julho de 1987.”
Atualmente é gerido pela Junta de Freguesia e dispõe de um serviço de bar e de venda de pão.
Este moinho fica situado num vale, sendo por isso um moinho de várzea, integrando o património de interesse cultural e turístico, recebendo anualmente inúmeras visitas e constituindo um local onde o “visitante pode observar a moagem dos cereais e o fabrico do pão”, contribuindo assim para a preservação de uma atividade cultural e económica de outros tempo.
Em 2017 visitaram o Moinho dos Caixeiros, 4.344 cidadãos nacionais e 247 de estrangeiros, 77 de Espanha e 76 de França.
Para efeitos de doação os terrenos foram avaliados em 71.632€.
[Imagem: CMTV]