A Câmara Municipal de Torres Vedras alertou para o aparecimento recente “de vários ninhos primários de vespa velutina (vespa asiática)” no Concelho, sendo que esta época do ano é propícia ao surgimento dos mesmos.
A vespa asiática é considerada uma” espécie invasora, que apresenta vários efeitos negativos no ambiente e na biodiversidade devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores”.
É facilmente identificada uma vez que se trata de uma vespa de grandes dimensões, com cabeça preta e face laranja, amarelada. O seu corpo é castanho-escuro ou preto, aveludado, delimitado por uma faixa fina amarela e com um único segmento abdominal amarelado-alaranjado na face dorsal. As suas asas são escuras e as patas castanhas com as extremidades amarelas. O tamanho da vespa asiática varia entre os 2,5 e os 3 cm.
Esta espécie exótica de abelhas é um dos insetos mais perigosos para o ecossistema, sendo extremamente agressiva para outros insectos e para o ser humano. A vespa asiática põe em risco a sobrevivência das abelhas e dos insetos que polinizam as plantas.
Quando perturbada, a mesma poderá representar um risco para as pessoas, devido à sua picada.
Durante a primavera, a vespa asiática constrói ninhos de grandes dimensões em pontos altos e isolados, se detetar algum, não o tente destruir, comunique de imediato a sua localização às autoridades (e-mail: prociv@cm-tvedras.pt; n.º de telefone: 261 320 764) ou a linha SOS Ambiente (808 200 520), comunicando a sua localização.
[Imagem capa: CMTV]