Torres Vedras | Antigo Hospital candidato a nova Unidade de Saúde Familiar

Antigo Hospital de Torres Vedras CMTV

Torres Vedras | Antigo Hospital candidato a nova Unidade de Saúde Familiar

 

Em dezembro do ano passado, o Medicina ULisboa — Campus de Torres Vedras formalizou a sua pré-candidatura para a criação de uma Unidade de Saúde Familiar (USF) modelo C.

As USF modelo C asseguram a prestação de cuidados de saúde primários, sendo constituídas para colmatar necessidades específicas numa determinada Unidade Local de Saúde (ULS). A criação desta unidade no antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior tem por objetivo garantir, numa primeira fase, cuidados de saúde primários a 10.000 utentes do concelho de Torres Vedras e, numa segunda fase, a cerca de 20.000 utentes.

Segundo a autarquia, a criação desta unidade “pretende trazer um conjunto benefícios para a região”, entre eles:

  • a melhoria no acesso aos cuidados de saúde (permitirá uma maior cobertura de cuidados primários, atendendo às necessidades específicas da população local);
  • a formação para profissionais de saúde (integrada no ambiente académico do Medicina ULisboa — Campus de Torres Vedras, proporcionará oportunidades de formação contínua e desenvolvimento profissional);
  • a promoção e realização de projetos de investigação relevantes para a saúde das populações (a proximidade entre a prática clínica e a investigação facilitará a condução de estudos que respondam às necessidades reais da comunidade).

Sobre o Medicina ULisboa — Campus de Torres Vedras

O Medicina ULisboa — Campus de Torres Vedras é um projeto da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e da Câmara Municipal de Torres Vedras, com o apoio de entidades locais e nacionais, que está a ser implementado no antigo Hospital Dr. José Maria Antunes Júnior, em Torres Vedras. Este campus irá incluir um polo de cuidados de saúde pública e interdisciplinar, um polo académico e de investigação e um polo de medicina humanitária, de emergência e catástrofe. A escolha deste modelo de funcionamento visa fortalecer a ligação entre a prática clínica, o ensino e a investigação, promovendo também um espaço de aprendizagem e inovação para profissionais de saúde.

[Imagem: CMTV]

Partilhe o Artigo

Leia também

Deixe um Comentário